Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Vocabulary - Reading and Interpretation

Sala de aula >> Relatos oficinas CRTEs >> JClic - Reading


(Publicado em 11 de novembro de 2010)

Relato: Vocabulary - Reading and Interpretation

Nome do Autor: Genivaldo Bonifácio Couto
E-mail para contato: profejotinha@hotmail.com
Instituição / Escola: Colégio Estadual Senador Attílio Fontana
Município / Estado: Toledo, PR
Conteúdo: Pesquisa, leitura e interpretação de questões em Língua Inglesa
Série: Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, páginas disciplinares

Resumo

O presente material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JCLIC, sob orientação do docente Gílson de Carvalho Lopes, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia (CRTE), do Núcleo Regional de educação de Toledo, estado do Paraná.

Justificativa

Segundo José Carlos de Almeida Filho,
Aprender uma nova língua na escola é uma experiência educacional que se realiza para e pelo aprendiz/aluno como reflexo de valores específicos do grupo social e/ou étnico que mantém essa escola. São esses valores, transformados em interesses (na dificuldade inerente à faixa etária de expressar necessidades de fato), que fazem o currículo abrigar uma ou mais línguas estrangeiras. São ainda esses valores que contribuem para determinar quais línguas, com quais razões declaradas, em que níveis, por quanto tempo e com que intensidade ensinar, nos diferentes níveis escolares. (ALMEIDA FILHO, 1998).

Para produzir impacto, mudanças e inovações, não são suficientes alterações apenas no material didático, mobiliário, nas verbalizações do desejado pelas instituições, nas técnicas renovadas e nos atraentes recursos audiovisuais. São cruciais novas compreensões vivenciadas da abordagem de aprender dos alunos e da abordagem de ensinar dos professores. A abordagem (ou cultura) de aprender é caracterizada pelas maneiras de estudar, de se preparar para o uso, e pelo uso real da língua-alvo que o aluno tem como “normais”.


Objetivo Geral

Apresentar e/ou proporcionar um exercício diferenciado aos educandos com a utilização do software JCLIC, de maneira que demonstrem, por meio de seus conhecimentos adquiridos em LEM - Inglês, toda a sua leitura, pesquisa, compreensão e interpretação, por intermédio de períodos ou frases curtas que servem de dicas para a resolução das questões propostas. Desenvolver o hábito de estudo, bem como proporcionar aos educandos uma forma de aprendizagem prazerosa e divertida.

Reforçar o gosto pelos estudos referentes à pesquisa, leitura, interpretação e à associação de vocábulos em Língua Inglesa a partir de definições via dicionários.

Relato

A atividade proposta está direcionada aos alunos do Ensino Médio, e tem como objetivo fazer uma verificação dos conhecimentos apresentados em LEM - Inglês - até o presente momento. Todos os estudantes têm o compromisso e a responsabilidade de resolver a atividade proposta demonstrando seu conhecimento quanto à interpretação, compreensão textual e ao conhecimento de vocábulos em Inglês, a partir das dicas apresentadas.

Para a resolução das atividades propostas é necessário que os alunos tenham como hábito a pesquisa e a leitura em dicionários de Língua Inglesa, pois toda compreensão e interpretação das questões estão voltadas a esses aspectos.

Para que a atividade tenha êxito, é necessário que recebam toda uma preparação quanto aos diferentes vocábulos, bem como habilidade em traduzir pequenos textos.
Com essa atividade, eles desenvolverão a prática da leitura, pesquisa e socialização de informações voltadas ao conhecimento e definição de vocábulos em Língua Inglesa.


Recursos didáticos

Utilizar-se-ão: TV Multimídia, pen-drive, datashow, livro didático e dicionários, os quais auxiliarão na compreensão e desenvolvimento das atividades propostas, a fim de tornar o trabalho criativo e prazeroso para todos os educandos.

Avaliação

Dar-se-á de forma contínua e cumulativa no decorrer do desenvolvimento das atividades, por meio de instrumentos diversificados, culminando com a avaliação do desempenho dos alunos quando da realização da atividade proposta.


Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de língua. Campinas: Pontes, 1998.
APOSTILA JCLIC. Disponível em:
Recomendar esta página via e-mail: