Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Conteúdos LEM 5ª série / 6º ano

Conteúdos Básicos de LEM >> Conteúdos LEM 5ª série / 6º ano

Abaixo, você encontra links para os conteúdos básicos das demais séries. Para acessá-los, clique sobre a série desejada.

5ª s. (6º ano) :: 6ª s. (7º ano) :: 7ª s. (8º ano) :: 8ª s. (9º ano) :: E. Médio



Conteúdo estruturante

Discurso como prática social   

Conteúdos básicos

Gêneros discursivos e seus elementos composicionais


Caberá ao professor a seleção de gêneros, nas diferentes esferas sociais de circulação, de acordo com a Proposta Pedagógica Curricular e com o Plano de Trabalho Docente, adequando o nível de complexidade a cada série.

Leitura

  • Identificação do tema;
  • Intertextualidade;
  • Intencionalidade;
  • Léxico;
  • Coesão e coerência;
  • Funções das classes gramaticais no texto;
  • Elementos semânticos;
  • Recursos estilísticos (figuras de linguagem);
  • Marcas linguísticas: particularidades da língua, pontuação, recursos gráficos (como aspas, travessão, negrito);
  • Variedade linguística;
  • Acentuação gráfica;
  • Ortografia.

Escrita

  • Tema do texto;
  • Interlocutor;
  • Finalidade do texto;
  • Intencionalidade do texto;
  • Intertextualidade;
  • Condições de produção;
  • Informatividade (informações necessárias para a coerência do texto);
  • Léxico;
  • Coesão e coerência;
  • Funções das classes gramaticais no texto;
  • Elementos semânticos;
  • Recursos estilísticos (figuras de linguagem);
  • Marcas linguísticas: particularidades da língua, pontuação, recursos gráficos (como aspas, travessão, negrito);
  • Variedade linguística;
  • Ortografia;
  • Acentuação gráfica.

Oralidade

  • Elementos extralinguísticos: entonação, pausas, gestos, etc...;
  • Adequação do discurso ao gênero;
  • Turnos de fala;
  • Variações linguísticas;
  • Marcas linguísticas: coesão, coerência, gírias, repetição;
  • Pronúncia.
Acesse na íntegra as Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Língua Estrangeira Moderna.
Recomendar esta página via e-mail: