Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

1575 - Writing a Postcard

Sala de aula >> Inglês >> Práticas da TV Multimídia >> 1575 - Writing a Postcard

Prática 1575 - 12/10/2010
Professora: Naiza Augusta Lied Mallmann
Email: naizam@seed.pr.gov.br
Colégio Estadual Elias Abrahão - 6ª série
Cidade: Curitiba
Conteúdo Básico: Adequação do discurso ao gênero
Conteúdo Específico: Writing a Postcard



Justificativa
A utilização do vídeo na TV Multimídia, relacionado aos cartões postais, tem relevância no presente processo de ensino, visto que as imagens motivam e inspiram a lembrança de lugares novos que o aluno tenha visitado. Os sons, por outro lado, através da música, oferecem ao aprendiz oportunidades para a prática de habilidades como a entonação, o ritmo e a aquisição de vocabulário. O uso da música é também uma estratégia afetiva para a aprendizagem de línguas, pois melhora a autoconfiança, desenvolve a competência comunicativa e baixa a ansiedade.

Descrição da metodologia
Converse com os alunos sobre cartões postais. Convide-os a conhecer alguns modelos, manipulando e lendo aqueles levados pela professora. Acompanhe o momento e apresente a imagem Fill the blanks na TV Multimídia, no qual consta um modelo com palavras a completar. Entregue uma folha com uma cópia para cada um para que o completem. Explique, leia e ajude-os com o vocabulário desconhecido. Mostre-lhes na TV Multimídia o vídeo Writing a Postcard, para que, através da música, pratiquem habilidades de entonação, aquisição de vocabulário e fixação da estrutura. Proponha a confecção de um cartão postal referente a um ponto turístico visitado. Avalie se os alunos aprimoram a primeira versão do cartão postal e se nele constam as etapas, como:
1. a salutation (Dear ...)
2. an opening sentence (weather, place, travel)
3. 2 or 3 sentences pairs
4. an ending sentence as "wish you were here", for example.
5. closing (With love, ...)
6. signature
Selecione alguns trabalhos, converta-os nos programas compatíveis com a TV Multimídia, e apresente-os para a classe com o intuito de revisá-los em colaboração conjunta entre alunos e a professora.

Objetos relacionados
Imagens:

Vídeo:

Referências
A. JORDÃO, C. M. A Educação Literária No Lado dos Anjos. Tese de Doutoramento. USP. 2001.
___________. Agir brandindo a espada e fomentando o caos? A educação em tempos pós-modernos. In: GIMENEZ, T. et al (orgs.). Perspectivas Educacionais e o Ensino de Inglês na Escola Pública. Pelotas: Educat, 2005.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos, In:
KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs.) Gêneros Textuais: reflexões e ensino. 2.ed.rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 73-84.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.P;
MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A. (ORGS) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003. p. 19-36.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Fundamental da Rede de Educação Básica do Estado do Paraná - Versão Preliminar. 2005.
Recomendar esta página via e-mail: