Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

1781 - Letra de Música

Sala de aula >> Inglês >> Práticas da TV Multimídia >> 1781 - Letra de Música

Prática 1781 - 25/10/2010
Professora: Eva Salete Cazella
Email: evacazella@seed.pr.gov.br
Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos
Cidade: Dois Vizinhos-PR
Conteúdo Básico: Gêneros
Conteúdo Específico: Letra de Música



Justificativa
Através dos gêneros discursivos recomendados nas DCEs, os falantes/usuários de uma língua realizam ações de comunicação para orientar, advertir, persuadir, informar, emocionar, reclamar, denunciar, (re)conciliar, entre outras.
Esta oficina abordará o conteúdo estruturante discurso como prática social através da leitura, oralidade e escrita. O gênero escolhido “música” trabalhará atividades de compreensão da língua e cultura, leitura crítica, características do gênero, análise linguística contextualizada, argumentação e produção textual possibilitando ao educando que reflita e escreva sobre o que leu, viu e ouviu.
Para conscientizar os educandos sobre os malefícios do racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros, será enfatizada a Lei Federal 10.639/03 que exige que a escola desenvolva ações afirmativas, isto é, de políticas de reparações, de reconhecimento e valorização da história, cultura e identidade da população afrodescendente.
O uso da Internet, através de imagens, vídeos e sons, contribuirá na aquisição dos conteúdos propostos aliando o audiovisual ao texto escrito.

Descrição da metodologia
1. Esta oficina terá início com a apresentação do tema supracitado falando da música “We are the world”, gravada em 1985, com o objetivo de ajudar os povos pobres da África; depois, regravada em 2010, com o objetivo de ajudar os haitianos.
2. Será apresentado o vídeo clipe da referida música.
3. Estudantes receberão a letra da música (incompleta), ouvirão novamente e preencherão os brancos.
4. Trabalhar-se-á a interpretação, a contextualização e análise linguística.
5. Será apresentado o mapa da África para situar os 4 países que serão trabalhados: Angola, Ethiópia, Namíbia e Serra Leoa e do Haiti, na América Central.
7. Apresentação de imagens sobre o terremoto no Haiti.
8. Exibição da notícia na TV sobre o terremoto no Haiti.
9. Apresentação de slides com imagens das riquezas naturais, culturais e econômicas dos países do continente africano “África de A a Z”.
10. Entrega de uma notícia escrita.
11. Caracterizar o gênero , composição e entendimento.
12. Divisão da turma em 5 grupos.
13. Entrega dos cinco textos aos grupos.
14. Leitura, entendimento, características e ideias principais do gênero reportagem ( sobre o texto escolhido).
15. Socialização do que entenderam no texto.
16. Apresentação de um trecho do filme “Pay it Forward" (A corrente do bem).
17. Produção textual (notícia ou reportagem) de um dos cinco enunciados apresentados.

Objetos relacionados
Vídeo:
Referências
CRISTOVÃO,Vera Lúcia Lopes. Modelos Didáticos de Gêneros : uma abordagem para o ensino de Língua Estrangeira. Londrina UEL, 2007.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Língua Estrangeira Moderna. Curitiba, 2008.
____Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Língua Portuguesa e Literatura. Curitiba,2008.
Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Pontos de vista. Caderno do professor. Copyright, 2008.
Na Ponta do Lápis. Almanaque do Programa Escrevendo o Futuro. Por dentro da notícia. Ano III. Número 6. Agosto, 2007.
Filme Pay it Forward. USA/2000.

Recursos suplementares *
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/country_profiles/1202772.stm
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1072164.stm
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1063245.stm
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1061561.stm
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1063073.stm

---------------
* Como os links mencionados referem-se a conteúdos da página da Rede BBC, não há como transmiti-los na TV Multimídia.
Recomendar esta página via e-mail: