Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

2177 - Global Warming

Sala de aula >> Inglês >> Práticas da TV Multimídia >> 2177 - Global Warming

Prática 2177 - 03/11/2010
Professora: Marcia de Andrade Leonardi
Email: mleonardi08@seed.pr.gov.br
Núcleo Regional de Educação de Curitiba
Cidade: Curitiba
Conteúdo Básico: Tema do texto
Conteúdo Específico: Global Warming



Justificativa
Diante da crescente necessidade de motivar o aluno de língua estrangeira, é importante o uso da TV Multimídia para a utilização dos Objetos de Aprendizagem como ilustração e fonte de pesquisa, despertando no aluno questionamentos e reflexões. A leitura de imagens, áudios e vídeos é necessária, pois são fontes de informações e possuem elementos de sensibilização que permitem o trabalho de uma forma diferenciada da apresentada apenas com o quadro e o giz. Para isso o trabalho sobre Aquecimento Global será iniciado com o vídeo na TV Multimídia do trailer do filme “O dia depois de amanhã e com o texto “Global Warming”, verbete da enciclopédia virtual Wikipédia. O vídeo está disponibilizado no acervo da TV Multimídia, conforme indicado abaixo. Além disso, o texto pode ser apresentado através de slides na TV Multimídia. A escolha do tema Aquecimento Global é pertinente por ser atual, por estar constantemente na mídia e por ser de extrema importância a discussão do problema na comunidade escolar. De acordo com as Diretrizes Curriculares, a partir do conteúdo estruturante Discurso como prática social, serão abordadas questões linguísticas e culturais, assim como as práticas do uso da língua: leitura, escrita e oralidade.

Descrição da Metodologia
A proposta das Diretrizes Curriculares tem como base o discurso entendido como prática social que se realiza através de textos. Para isso é importante trabalhar com textos de diferentes gêneros discursivos abordando o uso da língua estrangeira de forma que o aluno participe ativamente na construção do significado, através de discussões e produções escritas.
Dessa forma, o início do trabalho com o tema Aquecimento Global acontece com a apresentação, do Pendrive para a TV Multimídia, de vídeo contendo algumas cenas do filme “O dia depois de amanhã”, para provocar um debate sobre o assunto, verificando o que os alunos sabem a respeito, o que viram no filme, qual a sua opinião. Depois disso, é apresentado o texto “Global Warming”, que é um verbete da Wikipédia, através de slides na TV Multimídia, para leitura pela professora e pelos alunos, para interpretação oral.
Em seguida, são realizadas atividades pre-text de skimming, propondo que os alunos procurem no texto dados que possam ajudá-lo na compreensão: numerais, cognatos e palavras que já conhecem, antes de recorrer ao dicionário. Importante também, questionar o que os alunos podem prever do texto, para quem foi escrito, quem escreveu, qual o objetivo e onde poderiam encontrar esse texto.
A avaliação deve ser contínua, observando a participação dos alunos e considerando que o engajamento discursivo na sala de aula se faça pela interação verbal, a partir do texto e de diferentes formas: entre aluno e professor, entre os alunos na turma, na interação com o material didático, nas conversas em língua materna e língua estrangeira, e no próprio uso da língua, que funciona como recurso cognitivo ao promover o desenvolvimento de ideias.
Para a finalização do trabalho:
- os alunos realizam atividades escritas de perguntas com question words.
- em grupos de quatro, os alunos produzem um verbete simples, definindo Global Warming.
- a professora realiza reescrita coletiva dos textos apresentados pelos alunos.

Objetos / links
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2002.
PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Diretrizes curriculares de língua estrangeira para o ensino fundamental. Curitiba:2006.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. TV Multimídia: pesquisando e gravando conteúdos no pen-drive. Curitiba: 2008.
Recomendar esta página via e-mail: