Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

3221 - Verbo Can

Sala de aula >> Inglês >> Práticas da TV Multimídia >> 3221 - Verbo Can

Prática 3221 - 21/11/2010
Professora: Regiane Hartmann
Email: regianehseedprgovbr@seed.pr.gov.br
Núcleo Regional de Ponta Grossa
Cidade: Castro
Conteúdo Básico: Funções das classes gramaticais
Conteúdo Específico: Verbo can



Justificativa
É necessário que o aluno possa ter textos de vários gêneros como orais, visuais e escritos e dessa forma fazer a discussão sobre eles. Podendo assim, refletir sobre suas composições, analisar suas funções, informações, recursos, vocabulários e gramática. Com as tecnologias como a tv multimídia, o laboratório de informática, pen-drives, entre outras que estão disponíveis nas escolas do Paraná, podemos aprimorar ainda mais as aulas.

É possível perceber que o uso dessas tecnologias deixam alunos e professores mais motivados e enriquecem ainda mais as aulas. Na prática do conteúdo estudado os alunos poderão observar no uso do texto que será visualizado através da tv multimídia as habilidades cotidianas na língua materna e na língua estrangeira, fazendo associações entre ambas. E através do vídeo aprimorar o vocabulário usando esse mesmo assunto abordado, de forma lúdica e divertida.

Descrição da Metodologia
Inicia-se a aula com perguntas sobre as habilidades dos alunos, como saber nadar, saber jogar futebol, saber falar inglês, entre outras (na língua materna) e escrevê-las no quadro, junto com as respostas dos alunos.

-Você pode nadar?
-Você pode jogar futebol?
_Você pode falar inglês?

A seguir trabalhar um texto escrito sobre a habilidade de saber nadar "Can you swim?" demonstrando que a construção das perguntas feitas no início da aula podem ser feitas em inglês.
Criar outras situações onde os alunos em dupla poderão perguntar uns aos outros sobre algumas habilidades, como :

Can you dance?
Can you play basketball?
Can you like ice cream?

Anotando as perguntas e respostas no quadro.
Posteriormente, os alunos assistirão um vídeo sobre algumas habilidades habituais como saber escovar os dentes, limpar o chão, entre outras, destacando respostas afirmativas e negativas.
A seguir trabalhar e revisar algumas palavras do vocabulário. E pedir para que os alunos escrevam em inglês perguntas sobre algumas habilidades que os colegas possuem e anotem suas respostas.
A avaliação do aluno será feita através de sua participação verbal e escrita, levando em conta seu aprendizado e sua evolução sejam eles na língua materna ou na língua estrangeira, pois a avaliação não deve ser feita apenas para adotar uma nota ao aluno, mas sim, verificar sua evolução e avanços na aprendizagem da língua.

Objetos / links
Referências
As referências desta prática estão informadas no campo descrição da metodologia e/ou no campo links.
Paraná, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Língua Estrangeira Moderna. Curitiba 2006.
Recomendar esta página via e-mail: