Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Introducing myself

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(Publicado em 1/8/2011)

Professor: Aquias da Silva Valasco
Disciplina: Língua inglesa
Tema: Introducing Myself
Série: 9º ano EF
Duração: 1 aula (pode-se expandir para duas)

Objetivo geral

Desenvolver a oralidade tomando-se por base a situação de fala específica "introduction".

Objetivos específicos

  • Introduzir o vocabulário sobre saudações e apresentações;
  • Expor o aluno a situações de interação;
  • Ensinar aspectos sonoros da língua inglesa como pronúncia, entonação e ritmo.

Metodologia

  • Metodologia sociointeracionista transcultural – aula expositivo-dialogada;
  • Situações de diálogo assistido.

Tópicos relacionados à disciplina

  • Sintaxe: expressões idiomáticas / intencionalidade;
  • Semântica: campo semântico / vocabulário;
  • Texto: Diálogo / perguntas e respostas

Recursos

  • Laboratório de informática;
  • Lousa;
  • Sala de aula.
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Encaminhamento


1. O professor deve coordenar um momento de inferência acerca da situação de uso da língua é utilizada - o perfil das personagens, seus interesses, a história que eles podem trazer.

2. Em seguida, o professor deve dar destaque à estrutura das frases e ao vocabulário utilizado, lendo as frases com ênfase apropriada e sem traduzir. Deve solicitar aos alunos que eles indiquem quais podem ser os sentidos das frases e palavras utilizadas.

3. O grupo pode observar o conteúdo "Charge abordando expressões usadas para indicar hesitação", referenciado na mesma página, e que se localiza em outro setor do Portal. Neste ponto o professor deve mostrar que é normal mostrar hesitação ao se falar, e que isso pode ser "preenchido" com expressões em inglês, e não com o "É..." da língua materna.

4. O professor deve promover a repetição, em voz audível, das frases, para que o aluno ouça sua própria pronúncia. Neste momento, o mais importante é tentar, e não corrigir.

5. Ainda no laboratório, os alunos devem se sentar em duplas, um de frente ao outro, para que possam praticar o pequeno diálogo, interpretando ora Antônio, ora Mafuane.

6. O grupo deve assistir ao vídeo "Introduction", com dicas de como se apresentar. Este conteúdo pode ser explorado em encontros futuros, para aprofundar o tema.

7. Finalmente, cada aluno deve tentar elaborar, através do computador, um pequeno diálogo utilizando personagens de sua escolha, utilizando pelo menos uma das expressões exploradas. Depois, deve enviar para o professor, via e-mail, esse pequeno texto, para posterior avaliação.

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Referências

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