Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Sobre o gênero Prosa

Literaturas >> Inglês >> Sobre o gênero Prosa


Quando falamos em prosa em português, normalmente fazemos referência a categorias como romance, conto e crônica. Quando se trata da história da literatura produzida em língua inglesa, é preciso tomarmos cuidado para não confundirmos alguns termos.

Assim como há diferenças na trajetória da língua e da literatura no Brasil e em Portugal, é preciso que consideremos a diversidade que a língua inglesa assumiu em sua expansão. Há, porém, um ponto em comum, normalmente expresso pela teoria da narrativa desenvolvida pelo escritor estadunidense Edgar Allan Poe.

Para Poe, toda narrativa (e vamos nos ater aqui à prosa) é constituída de começo, meio e fim, sendo que o começo é marcado por uma apresentação das personagens e um complicador, que vai se intensificar até o clímax da história, após o qual há um relaxamento e a resolução do conflito.

Se no começo havia um domínio britânico-americano, este se expandiu, acompanhando a própria expansão do mercantilismo e do capitalismo. Hoje, assim como a língua inglesa não é mais "propriedade" de um povo ou país, mas um patrimônio global, a literatura em língua inglesa - e mais especificamente a prosa - é produzida nos mais diversos contextos.

Estamos sempre abertos a sugestões, reclamações e colaborações. Sinta-se à vontade para entrar em contato através de nosso Fale Conosco ou dos formulários de colaboração.

Abaixo, saiba mais sobre alguns tópicos no estudo da prosa.

Main cathegories
  • Novel - Conhecido em português como "romance", o novel conta uma história geralmente longa e com vários personagens. Ex.: The Life and Advertures of Robinson Crusoe, de Daniel Defoe.
  • Short-story - É um gênero mais próximo do nossa crônica do que de nosso conto, já que aborda com certa complexidade aspectos mais pontuais do comportamento humano. Ex.: The Birthmark, de Nathaniel Hawthorne.
  • Novella - Pode-se dizer que a "novella" (que não tem nada a ver com "soap opera") é uma espécie de conto longo, como, por exemplo, "Daisy Miller", de Henry James.
  • Children literature / juvenile literature - Como acontece em português, a literatura infanto-juvenil é voltada para o público mais jovem. Porém, é importante observar que muitas vezes a children literature é extensa e vigorosa, promovendo reflexões que levam os pequenos a extrapolar os limites de seu mundo. Ex.: Green Eggs and Ham, de Dr. Seuss.
Elements
  • Plot - enredo
  • Narrator - narrador
  • Omniscience - onisciência, capacidade de saber tudo o que acontece no universo da narrativa e na mente dos personagens
  • Character - personagem (o narrador pode eventualmente ser uma personagem)
  • Protagonist - o personagem principal
  • Stream-of-consciousness - conhecido em português como "fluxo do pensamento", é um recurso utilizado para vasculhar a mente de um personagen (normalmente o protagonista), utilizado normalmente em momentos de maior tensão.
  • deus ex-machina - é a resolução "milagrosa" do problema, geralmente no momento do clímax da narrativa. A expressão se refere a um recurso exterior à narrativa e, a princípio imprevisível, e que interfere naquele "mundo interno" da história geralmente para mudar o destino de personagens em destaque.
  • Event - fato, acontecimento
  • Viewpoint - o ponto de vista pelo qual é feita a narração. O narrador pode ser simpático ou antipático com um personagem. Essa opção é marcada principalmente pela escolha dos eventos apresentados e dos adjetivos utilizados para se referir ao personagem.
  • Verisimilitude - A verossimilhança depende de um referencial. Se dentro da história é normal animais falarem, então é verossímil um animal conversar. Então, consideramos que existe nisso uma verossimilhança interna.
Recomendar esta página via e-mail: