Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Sobre o gênero Teatro

Literaturas >> Inglês >> Sobre o gênero Teatro


Os gregos dividiam a performance teatral principalmente em tragédia e comédia. Em português, chamamos a tragédia de drama, mas em inglês "drama" não representa apenas uma das modalidades do teatro, mas o teatro de maneira geral.

Então, quando falamos em "drama", estamos falando de todos os subgêneros do teatro. Desde o Fausto de Marlowe até a Zoo Story, de Edward Albee, o texto de gênero teatro envolve características importantes sem as quais não conseguimos entender a intencionalidade do autor e a forma mais eficaz de traduzir para o palco as ideias originais.

Vale lembrar que um dos modelos mais revolucionários de teatro foi o elizabetano, criado na época de Shakespeare e permitia uma interação direta entre atores e espectadores.

Alguns elementos básicos do teatro:
  • Play - A peça é a adaptação feita pelo diretor para um determinado texto teatral.
  • Dramatized reading - É uma das atividades mais importantes da introdução no trabalho do teatro. Após uma leitura do texto como um todo, cada pessoa (mesmo que não seja ator/atriz treinado/a) assume uma personagem e lê suas falas, tentando dar a entonação correspondente ao caráter (character) da personagem. Para fazer a leitura dramatizada, não é preciso ensaio (pois ela é uma espécie de ensaio), nem palco e nem trajes.
  • Costume - A vestimenta dos atores não precisa ser sempre completa, nem sofisticada. Ela ajuda, mas diga-se de passagem que às vezes a interpretação da pessoa é tão boa que dispensa esse recurso.
  • Stage direction - A rubrica é a indicação, feita pelo autor da obra, na linha referente à fala do ator. A stage direction pode dizer se o autor deve olhar para cima, se deve se mostrar esbaforido etc. Esse elemento tem como objetivo facilitar o trabalho do ator e do diretor.
  • Act - Às vezes a peça tem poucos atos; às vezes muitos. Em cada ato, o cenário pode mudar completamente.
  • Stage ou floor - O palco é o espaço em que se dá a performance dos atores. Pode estar no mesmo nível dos espectadores (no pátio da escola, por exemplo), mas é ideal que seja superior, para que todos visualizem a ação dos atores. Além disso, a disposição dos assentos (plano ou inclinado) também influencia no contato do espectador com a ação.
  • Plot - O enredo é a trama da peça (Ex.: a espera por Godot, na peça de Beckett), que direciona todas as ações dos atores.
  • Set - O cenário é montado conforme o ambiente (físico e psicológico) sugerido pelo texto poético, mas pode ser adaptado de acordo com as escolhas do diretor.
  • Character - Como na narrativa, o teatro depende da existência das personagens, que podem ser numerosas e interagir, ou podem ser únicas, como nos monólogos.
  • Catharsis - A catarse é o momento da "purgação emocional" (principalmente no subgênero drama), normalmente coincindo ocom o clímax da história ou imediatamente posterior a ele. Ex.: o suicídio de Willi Lowman em "Death of a Salesman", de Arthur Miller.
  • Performance - é a interpretação feita pelo autor. No caso da leitura dramatizada, é concentrada na entonação, no ritmo, no volume de voz e nas pausas.
  • Tableau - congelamento da cena, em que todos os atores permanecem no lugar onde estão. Ex.: clímax de The Zoo Story.
Recomendar esta página via e-mail: