Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Intercâmbios Inglês

Intercâmbios >> Inglês


O objetivo desta seção é disponibilizar endereços de instituições e de organizações que ofertam bolsas de estudos e que promovem intercâmbios interessantes para alunos, escolas e professores. Para acessar cada página, basta clicar sobre o ícone correspondente.

Confira a experiência vivida pela Professora Fabiana Cristina Cardoso, da Escola Estadual de Porto Camargo, em Icaraíma-PR, que apresentou uma metodologia para trabalhar leitura e produção textual, envolvendo seus alunos numa atividade de interação em Língua Inglesa.

Ao final deste conteúdo, você encontra o link para um simulador Kaplan, através do qual você pode verificar seu desempenho médio num dos testes de proficiência, normalmente necessários para a participação em intercâmbios.

Logo do programa AFS Intercultural Programs AFS Intercultural Programs
Entre os progrmas da AFS Intercultural Programs (antigo American Field Service) encontra-se o Global Citizens of Tomorrow, uma parceria do AFS e da British Petroleum (BP). Este programa oferece bolsas de estudos para um ano letivo nos Estados Unidos, sendo uma para cada região geográfica em que o AFS divide o Brasil. A parceria tem como objetivo proporcionar uma oportunidade única na vida de estudantes brasileiros, e além disso, os estudantes contemplados com a bolsa de estudo do Global Citizens of Tomorrow terão a oportunidade de, após se formarem na universidade, se inscreverem para estagiar ou trabalhar na BP.

Logo do programa Brazil Project Spaces
Brazil Project Spaces

O Brazil Project Spaces é um programa do Conselho Britânico para que escolas estabeleçam vínculo em projetos educativos no Brasil e no Reino Unido.



Logo do Programa Connecting Classrooms Connecting Classrooms
O programa é uma iniciativa do Conselho Britânico em parceria com o Instituto Crescer e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) para incentivar o aprendizado e utilização da língua inglesa, bem como a interação entre turmas de diferentes escolas através da internet. Também possibilita um intercâmbio de práticas pedagógicas entre professores do Brasil e de outros países, para avaliar e discutir o resultado desta experiência na formação dos alunos.

Logo da Fundação Rotária
Intercâmbio de Jovens

O Intercâmbio de Jovens do Rotary é uma oportunidade única para os mais de 8 mil estudantes que participam todos os anos. Ao compartilhar sua própria cultura e abraçar uma nova, você ajuda a promover a compreensão mundial e aprende muito sobre si mesmo e seu próprio país.


Logo do programa Lattitude
Lattitude
Apesar de o trabalho desenvolvido na Inglaterra ter caráter voluntário, os participantes do programa recebem uma ajuda de custo semanal que pode variar entre 25 a 60 libras esterlinas. Para obter mais informações sobre o programa Lattitude e fazer inscrições, entre em contato com a agente no Paraná, a colega Professora Inês Carnieletto - inescarniel@subbs.com / telefones (41) 3376-1198 e 9973-8069.

Logo do Departamento de Estado dos EUA
Líderes Internacionais em Educação
Iniciativa da Embaixada Americana no Brasil em parceria com o CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), oferece a oportunidade para que professores de inglês participem de um curso de aperfeiçoamento que dura geralmente cinco meses, nos Estados Unidos.


Logo do programa Link and Partnerships
Link and Partnerships (British Council)
O programa promove intercâmbio educativo entre escolas públicas de diferentes países para o desenvolvimento de projetos relacionados a temas curriculares do Ensino Fundamental e Médio. Esse intercâmbio deve ser de longa duração e há possibilidade de obtenção de fundos para visitas recíprocas.


Logo do programa Schools Online
Schools Online (British Council)
O programa permite o estabelecimento de parcerias entre escolas interessadas em estabelecer contato com escolas de outros países, com a intenção de realizarem atividades em conjunto. O professor responsável procura a escola que será futuramente a parceira de sua escola ou registra a sua escola e aguarda por outra escola com interesses comuns.



Logo da organização KaplanTeste de proficiência Kaplan
Trata-se de um teste online disponibilizado gratuitamente pela organização Kaplan International College.
Após responder a uma bateria de testes de inglês, o usuário é informado sobre o nível de inglês, de acordo com a terminologia internacional.
Em muitos casos de oportunidades no exterior, é preciso portar um certificado de proficiência, que só é obtido depois de se submeter a testes padronizados como TOEFL, TOEIC, IEFLS e outros. O teste da Kaplan permite que se tenha uma ideia do nível em que a pessoa está. Assim, é possível se preparar mais adequadamente para esses testes.
Recomendar esta página via e-mail: