Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Cultura espanhola - A história dos espanhóis no Estado do Paraná

Sala de Aula >> Espanhol >> Práticas realizadas >> Cultura espanhola - A história dos espanhóis no Estado do Paraná

Nome da Autora: Gysele Domingos
Instituição: Colégio Estadual Aníbal Khury Neto. EFM
Município / Estado: Curitiba / Paraná
Conteúdo: Cultura espanhola - A história dos espanhóis no Estado do Paraná
Série: 7ª série
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim

Relato

Esse projeto foi desenvolvido para a Semana Cultural 2010.
Foram passados vários temas. Dentre eles, os alunos escolheram "Cultura Espanhola".
Todos se envolveram nessa atividade, desde a pesquisa, até a parte estética da sala de aula. A pesquisa era abrangente, levando em consideração alguns pontos: localização geográfica, língua, pontos turísticos, gastronomia e, principalmente, a história dos espanhóis no nosso Estado.
Foram feitos vários contatos, dentre eles com o consulado espanhol em São Paulo, sendo atendidos pelo Cônsul, que gentilmente enviou um número elevado de materiais. Entramos em contato, também, com o Cônsul honorário da Espanha em Curitiba, Sr. Saturnino Hernandes, que esclareceu muitas dúvidas dos alunos. Outro convidado foi o Professor Cayo Martim, natural da Espanha, e professor de ensino superior, que conversou sobre as curiosidades do país, inclusive fornecendo seu e-mail, dispondo-se a esclarecer qualquer dúvida. Os alunos ficaram atentos às palestras, pois, na sequência, teriam que passar as informações aos visitantes (colegas, pais, funcionários e professores da escola).
O projeto obteve tamanho sucesso, que as crianças sentiram-se motivadas a aprender a língua espanhola, optando como 2ª língua. Os convidados ficaram felizes com a participação dos alunos, pois se sentiram à vontade para perguntar sobre todas as áreas que envolviam o tema (artes, geografia, turismo, gastronomia, etc.).
Recomendar esta página via e-mail: