Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Cultura africana I

Sala de Aula >> Espanhol >> Práticas realizadas >> Cultura africana I

Nome do autor: Izabel Cristina Mendes de Oliveira
Instituição: Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Município / Estado: Londrina / Paraná
Conteúdo: Cultura africana I
Série: 1º ano do CELEM
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Relato

Levando em consideração que a cultura Afro deve ser ensinada em todas as disciplinas, decidi trabalhar com meus alunos do CELEM um vídeo muito interessante de um conto em espanhol que se chama “La pequeña caperucita africana”. Depois de assistirmos ao vídeo, trabalhamos oralidade. Comecei as perguntas pelo título, depois sobre semelhanças e diferenças deste conto com o conto da Chapeuzinho vermelho, então partimos para as palavras de origem africana, pesquisamos seus significados. Como na história há máscaras, discutimos sobre o papel que elas têm na cultura afro, falamos sobre cada personagem, por exemplo, o avô da garotinha que na história é o “Grio”, o contador de histórias que usa a máscara de outro personagem da cultura chamado Anansi - e aí já faz parte de outra história...
Como avaliação, partimos para os trabalhos práticos. Deixei livre para que eles escolhessem o que fazer, alguns fizeram os personagens da história com biscuit, outros máscaras: Anansi, Ka ka ka Matobi (que é o homem do saco e nessa história ele é herói), entre outros. Deixamos os trabalhos expostos na biblioteca por alguns dias.
Acredito que para os alunos foi um trabalho muito interessante, mas para mim foi muito mais, além de gratificante foi prazeroso.

Foto da capa do livro La Pequena Caperucita AfricanaFoto de um cartaz produzidos por alunos relativo a cultura africana
Recomendar esta página via e-mail: