Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Cultura africana II

Sala de Aula >> Espanhol >> Práticas realizadas >> Cultura africana II

Nome do autor: Izabel Cristina Mendes de Oliveira
Instituição: Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Município / Estado: Londrina / Paraná
Conteúdo: Cultura africana II
Série: 1º ano do CELEM
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Relato

O ensino da cultura africana tem se tornado especial, embora sua aplicação e prática ainda seja para mim um desafio nas aulas de língua espanhola.

Em 2011 trabalhei com uma de minhas turmas o Continente africano. Para estimular a curiosidade, escrevi no quadro: Africa, país ou continente?. A maioria dos alunos não sabia a resposta. Então sugeri que fôssemos ao laboratório de informática para pesquisar sobre essa questão.

Dividi a turma em grupos pequenos e orientei para que a pesquisa fosse realizada somente em sites de língua espanhol. Descoberta a resposta, dei para cada grupo um tema: economia, literatura, provérbios, dança, curiosidades, receita, entre outros. Pedi para que pesquisassem a respeito desses temas e referenciassem as informações selecionadas (nome dos sites e data de acesso). Depois de três aulas, os alunos imprimiram suas pesquisas e apresentaram em sala para os demais colegas. Com essa atividade, trabalhei leitura, vocabulário e oralidade.

Ao ver que as apresentações estavam boas, surgiu a ideia de montarmos um pequeno informativo sobre nosso trabalho. Assim, voltamos para a sala de informática para pesquisar, desta vez, imagens. Montamos o nosso primeiro informativo e o nomeamos de Poquito de África n. 01. Em 2012, vamos dar seguimento ao trabalho, buscando mais informações sobre essa cultura tão rica.
Recomendar esta página via e-mail: