Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Mundial 2010

Sala de Aula - espanhol >> Oficinas do CRTE >> Mundial 2010


Nome do autor: Daiane Schons
Instituição: Colégio Estadual Pe. Henrique Vicenzi
Município: Vitorino
Conteúdo: Vocabulário e Oralidade
Série: 1º Ano - CELEM
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim

Descrição:
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob a orientação da docente Ivete Turmena Guidolin, da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, do estado do Paraná.

Este relato mostra a experiência em uma turma do Primeiro ano do CELEM – Língua Espanhola - no Colégio Estadual Pe. Henrique Vicenzi, na cidade de Vitorino – Paraná. O objetivo dessa aula foi relacionar um tema atual com a língua espanhola e os recursos tecnológicos, explorando a oralidade, a leitura e a escrita.

As atividades foram iniciadas com a distribuição de um texto com o título “ Una mascota con historia” que conta a biografia de Zakumi, o mascote oficial do Mundial na África 2010. Realizamos a leitura e complementei com explicações sobre o seu significado.

Após, nos dirigimos ao laboratório de informática, com o intuito de elaborarmos um mapa conceitual dos países que têm o Espanhol como língua oficial e que participam da Copa na África do Sul. Foram expostas as bandeiras dos países, realizando perguntas sobre as capitais destes, com o intuito de analisar os conhecimentos dos alunos, seguindo e mostrando as seleções e seus jogadores. A proposta de atividade para os alunos, além dessa análise, foi a de que produzissem um mapa conceitual com os conhecimentos que tinham sobre a copa, denotando importância ao vocabulário, escrita e às imagens utilizadas.

Os alunos apresentaram o mapa conceitual como meio de avaliação e, ao final, foi trabalhada a canção “Waka Waka esto es África”, da cantora Shakira, com o objetivo de mostrar-lhes que a música foi cantada em duas versões, em inglês, por ser a língua oficial da África do Sul e a mais falada do mundo, e em espanhol, por ser a segunda língua mais falada, demonstrando sua importância nas relações de comunicação e comércio, em nível mundial.

No laboratório de informática foi utilizado o software educacional CMAP TOOLS, da escola, e os recursos TV Multimídia e mídia impressa.

O tema futebol, por ser de grande interesse dos alunos, e a utilização de um software de fácil manuseio, possibilitaram grande envolvimento, dedicação e empenho no desenvolvimento de todas as atividades. Sugerimos o uso desse recurso com outras turmas, pois os estudantes mostraram-se motivados e criativos na elaboração dos mapas conceituais.

Referências
Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica 2009.
Recomendar esta página via e-mail: