Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Culinária cultural

Sala de Aula >> Espanhol >> Práticas realizadas >> Culinária cultural

Nome da Autora: Viviani Aline Alves Galvão
Instituição: Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Município/Estado: Londrina/Paraná
Conteúdo: Cultura mexicana
Série: 1º ano do CELEM
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não


Resumo/Relato

Como falar em festas ou celebrações é muitas vezes motivador e entusiasmante, aproveitei este tema para realizar, com os alunos, a receita "Calaveritas de azúcar", de uma amiga e professora de espanhol.

Foi uma experiência incrível, após alguns vídeos sobre as tradições mexicanas, debates e muita interação social, apresentei os ingredientes da receita de um dos doces mais típicos nas festas dos mortos dos mexicanos.

Inspirada na metodologia do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), fiz os alunos colocarem, literalmente, "a mão na massa".

Devidamente com as mãos higienizadas, realizamos a receita: 5 xícaras de leite em pó (qualquer marca), meia xícara de açúcar e o leite condensado de caixinha. Depois dos ingredientes estarem bem misturados, deixamos a massa descansar coberta por uns 10 minutos, momento, este, para ler algo sobre a festa dos mortos mexicanos presente no livro didático adotado. Posteriormente, distribui uma colherada de massa para cada um dos alunos, para que moldassem-na no formato de um crânio. Para finalizar o doce, utilizamos os confeitos para serem os olhos, e com um palito, fizemos a boca.

Colocamos todos os pequenos "crânios" em uma bandeja, e embrulhamos com o plástico insulfilm para a conservação. No final da aula, dividimos o número de doces para a turma levar para casa! Foi só alegria!

Foto de caveiras para o Dia de los Muertos
Recomendar esta página via e-mail: