Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Para estudar na França

Proficiência >> Francês >> Para estudar na França


Quais são os exames de proficiência em francês para estudar em países de fala francesa?

Os testes de proficiência em francês são exigidos pelas universidades de língua francesa para graduação, pós-graduação e doutorado. É o primeiro critério de seleção para ingressar numa universidade em países de fala francesa! Por isso, é importante ter uma boa preparação na lingua francesa e nos exames de proficiência em francês. Os exames de proficiência são aplicados com base no Cadre Européen de Référence, que divide o conhecimento da língua em três categorias A, B e C, sendo:
  • A1 Falante iniciante
  • A2 Falante de nível básico
  • B1 Falante intermediário
  • B2 Usuário independente
  • C1 Falante com domínio do idioma
  • C2 Falante com domínio pleno do idioma
Os principais testes são:
1. TCF – Teste de Conhecimento do Francês
Exigido pelas universidades francesas para graduação (L3) e pós-graduação na França. O TCF consiste em duas séries de provas:
Três provas obrigatórias (séries de questões): compreensão oral (30 questões), estruturas da língua (gramática e léxico, 20 questões), compreensão escrita (30 questões);
Duas provas facultativas, independentes uma da outra: expressão oral e expressão escrita.
Todo candidato recebe um certificado com os resultados que o posicionam em um dos seis níveis (de A1 a C2) do Cadre Européen Commun de Référence pour les langues – CECR.
O nível mínimo exigido para fazer um graduação é o nível B1 (intermediário 1), ou seja, a nota 3/6.
O nível mínimo exigido para fazer uma pós-graduação ou um doutorado é o nível B2 (intermediário 2), ou seja, a nota 4/6.
O certificado é válido por 2 anos. Não há um número limitado de vezes para prestar o TCF, mas é necessário aguardar 60 dias entre uma sessão e outra.

2. TCF-DAP (TCF para a Demande d’Admission Préalable)
O TCF-DAP é um teste específico para graduação, mais especificamente para a solicitação de admissão prévia em primeiro ou segundo ano de uma universidade ou em qualquer nível em uma escola de arquitetura.
Ele consiste em duas provas de uma hora e meia: as 3 provas obrigatórias do TCF e uma prova específica de expressão escrita (um comentário de dados numéricos em 250 palavras e uma argumentação de 400 palavras).
O TCF pode ser realizado em 626 centros autorizados, em 129 países, inclusive na França. Ele está disponível em versão eletrônica em alguns países (apenas para as provas obrigatórias).
O calendário de aplicação do TCF varia conforme o país. Para a DAP, alguns países organizam apenas uma sessão por ano, enquanto outros organizam mais de uma (Argélia, Líbano, Marrocos, Tunísia, Vietnã…). Por isso é importante que você entre em contato com o centro autorizado a aplicar o TCF em seu país para conhecer as datas das provas, os preços e as modalidades de inscrição.
O certificado é válido por 2 anos.

3. DELF (Diploma de Estudos de Língua Francesa) e DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)
O DELF e o DALF são diplomas oficiais emitidos pelo Ministério francês da Educação para comprovar a proficiência em francês dos candidatos estrangeiros. Diferentemente dos testes de língua, os diplomas DELF e DALF são válidos por toda a vida.
Eles são compostos por 6 diplomas independentes, que correspondem aos seis níveis do CECR (Cadre Européen Commun de Référence pour les langues): DELF A1, A2, B1, B2 e DALF C1 e C2. Cada diploma é constituído por provas que avaliam as 4 competências: compreensão e expressão orais, compreensão e expressão escritas.
O nível mínimo exigido para fazer uma pós-graduação ou um doutorado é o DELF B2.

4. CAPES/CNPQ - Test d'évaluation Linguistique/ Teste de Proficiência
Para candidatos a programas de pesquisa em países de língua francesa. A Aliança Francesa é a entidade escolhida pela comissão de bolsas de estudos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para avaliar o nível de conhecimentos e de prática da língua francesa, no chamado exame de proficiência. A avaliação é feita nas 4 competências da língua: compreensão oral e escrita; expressão oral e escrita. O valor do exame (1º semestre 2013) é de R$ 170,00 / sessão.

Fontes: http://www.universidadesfrancesas.com.br/quais-sao-os-exames-de-proficiencia-em-frances-para-estudar-na-franca/ e http://www.afcuritiba.com.br/cms/index.php?option=com_content&task=view&id=54
Acesso: 10/04/2013
Recomendar esta página via e-mail: