Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Sugestões de atividade relacionadas ao livro Amor, Maybe

Sala de aula :: Inglês :: Práticas diversas

(Publicado em 19/10/2012)
Obs.: A Professora Francine Cruz é autora do livro Amor, Maybe, e enviou também as sugestões de atividade a partir da leitura do livro.

Ícone PDF
Sugestão de atividade alunos


Ícone PDF
Sugestão de atividade professores

Introdução


Por que você acha que o livro se chama Amor, Maybe?

Parte 1:

No livro Amor, Maybe encontramos referências a vários estados e cidades dos Estados Unidos. Vamos relembrar e descobrir um pouco mais sobre elas?

1) Nas primeiras páginas do livro, descobrimos que os protagonistas Josephine e Matthew moram em Los Angeles e que essa cidade é a segunda maior dos EUA. Também aparecem dois outros nomes pelos quais a cidade é conhecida, você lembra quais são eles?

2) Antes de morar em Los Angeles, Josephine morava em Salt Lake City. Consulte um mapa dos Estados Unidos e descubra em que estado ficam essas cidades. Eles são próximos ou distantes? Porque a cidade natal de Josie tem esse nome?

3) Em Salt Lake City, Josephine costumava frequentar o Art Barn, reduto dos artistas da cidade, será que esse lugar realmente existe ou é apenas ficcional? Descubra visitando o site da prefeitura da cidade http://www.slcgov.com e digitando “Art Barn” na caixa de pesquisa.

4) Josephine teve um pouco de receio ao se mudar para Los Angeles, pois era uma jovem muito simples e a cidade era conhecida pelos excessos de luxo e vaidade retratados nos filmes e programas de televisão ambientados lá. Você conhece ou já viu algum filme ou programa de TV ambientado em LA? O que você achou da cidade? Quais as características mais marcantes?

5) Quando Josephine se muda para Los Angeles, sua prima Elizabeth a leva para conhecer as atrações da cidade. Cite algumas que aparecem no livro.

6) Quando Josie se muda para LA, ela e a prima visitam inúmeras vezes a Disneylândia. Você sabia que a Disneylândia foi o primeiro parque idealizado por Walt Disney e que ela foi criada no ano de 1955 na Califórnia? A partir disso, faça uma pesquisa sobre os complexos turísticos e parques temáticos da The Walt Disney Company e descubra onde mais existem atrações Disney.

7) Matt e Josie fazem aniversário no mesmo dia e comemoram essa data especial no Observatório Griffith, de onde se pode admirar o céu e também a vista privilegiada do clássico letreiro de Hollywood. Você também pode conhecer o Observatório através do site: http://www.griffithobservatory.org/. Clicando na aba “History” você pode fazer um Tour Virtual e clicando na aba “Visiting” você pode conhecer o “Café at the End of the Universe” (Café no Fim do Universo) onde o casal apaixonado tem um jantar à luz de velas. Após a visita, escreva um pequeno relatório sobre o que você viu e aprendeu no site.

8) Em várias passagens do livro percebemos que Josephine gosta de passear na praia. Entre as citadas no livro, estão Santa Mônica e Hermosa Beach, na Califórnia e Zihuatanejo, no México. Você lembra o nome do oceano que banha essas praias e o que se diz sobre ele em Zihuatanejo?

9) Quando Elizabeth está prestes a se mudar para Nova York, cita várias atrações turísticas da cidade que vai poder mostrar à Josie, quando a prima for visitá-la. Cite algumas delas.

10) Quando Elizabeth partiu para Nova York, ficou geograficamente distante de sua prima Josie. Para compreender essa distância geográfica entre as duas, observe um mapa dos Estados Unidos e veja onde se localiza o estado de Nova York e onde se localiza a Califórnia.

11) Agora que você já conhece um pouco mais sobre as cidades e estados norte-americanos, que tal elaborar cartazes com os principais atrativos turísticos de cada um deles para enfeitar sua escola?

Parte 2:

Um aspecto bastante destacado no livro é o sistema educacional norte-americano. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

12) No início, descobrimos que Josephine é professora de uma Escola Fundamental. Você sabe como é a divisão das etapas de ensino nos Estados Unidos?

13) Josephine trabalhava como professora e seu expediente acabava no meio da tarde, você sabe por quê?

14) Josie de muda para LA em julho e sua aulas começam em setembro. Faça uma pesquisa e compare os meses de férias de verão dos Estados Unidos com os do Brasil.

15) Nos dias próximos ao Natal, o colégio de Josie está em recesso. Além das férias escolares, nos Estados Unidos existem outros dois períodos de recesso escolar. Descubra quais e compare com o Brasil.

16) Matthew estuda como bolsista em uma prestigiada escola particular de Los Angeles. Quais as formas de ganhar bolsa de estudos nos EUA?

17) Matthew e Elizabeth tem um talento especial para música e participam da turma de música da escola. Quais outras atividades extracurriculares são comuns nas escolas norte-americanas?

18) No livro, Josie, Liz e Matt decidem não ir aos bailes de formatura de suas escolas. Os bailes de formatura são bastante comuns nos EUA, sendo retratados em muitos filmes e séries de TV. Você já viu algo sobre eles? Comente com a sua turma quais as principais características dessa festa.

19) Matthew é de uma família simples e precisa juntar dinheiro para pagar a faculdade. Você sabe como funciona o sistema universitário nos EUA? Discuta com sua professora.

20) Quando Josie vai dormir na casa de sua prima Liz, elas acabam conversando sobre os “pedidos de admissão” que mandaram para as universidades. Você sabe como funciona a entrada na universidade nos EUA? Compare com o Brasil.

21) Josie participava de muitas atividades extracurriculares na faculdade, isso lhe dava créditos com seus professores, você sabe por quê?

22) De acordo com o livro, o que é necessário para se candidatar a uma vaga de intercâmbio acadêmico na UCLA? Que benefícios o intercâmbio traz para o participante?

23) Quais as diferenças entre o sistema de ensino da UFSC e da UCLA?

24) O livro traz referências a muitas universidades. Dentre elas, pesquise aonde se localizam as universidades de Harvard, Standford e Cambridge.

25) Elizabeth vai para Nova York estudar na Juilliard School, um dos melhores conservatórios de música do país. Conheça um pouco mais sobre a instituição no site oficial: http://www.juilliard.edu/. Quais as outras áreas de ensino oferecidas pela Juilliard?

26) Quando faz o intercâmbio para o Brasil em sua adolescência, Josie conheceu a ACBEU (Associação Cultural Brasil-Estados Unidos). Descubra e transcreva o principal objetivo da instituição visitando o site: http://www.acbeubahia.org.br.

27) Agora que você aprendeu mais sobre o sistema educacional dos Estados Unidos, conheça a Universidade da Califórnia (UCLA), onde Josie estudou, visitando o site oficial da instituição: http://www.ucla.edu/. Anote o que você achar mais interessante e discuta com seus colegas.

Parte 3:

Josephine adora ler. Em várias passagens do livro encontramos referências a autores e livros. Vamos conhecer um pouco mais sobre os autores de língua inglesa?

28) Quando Josie vai à livraria compra vários livros de autores que ela considera seus melhores amigos. Entre eles estão vários autores clássicos da língua inglesa como: Shakespeare, Jane Austen e Emily Dickinson. O que você sabe sobre eles? Quais suas principais obras?

29) Josephine “viajava em pensamento quando lia Jane Austen e suas grandes mulheres”. E você, conhece o nome de alguma protagonista dos livros de Jane Austen?

30) Josephine “suspirava lendo os sonetos de Shakespeare”. E você, já leu algum? Que tal ler alguns e trazer na próxima aula o seu favorito para compartilhar com os colegas?

31) A menina e o porquinho de E.B. White é um clássico da literatura infantil norte-americana que Josie lê para os seus alunos. Você conhece ou já ouviu falar de algo relacionado a esse livro?

32) Qual é a frase de Shakespeare citada por Josie quando ela começa a escrever seu livro?

33) Você já leu algum outro livro de autores de língua inglesa? Cite alguns.

34) Depois de conhecer tantos escritores famosos, que tal você mesmo criar alguma coisa? Com a ajuda de um dicionário e de sua professora elabore um pequeno conto ou uma poesia escritos em inglês para apresentar para a turma.

Parte 4:

Os protagonistas do livro são jovens e, como tal, adoram ir ao cinema, ouvir música, praticar esportes e fazer festa. Vamos conhecer um pouco mais sobre a cultura popular norte-americana com o Matt e a Josie?

35) A música “Nothing’s Gonna Change my Love for You” de autoria Glenn Medeiros, traz inúmeras recordações para Josephine. Procure a letra da música, ouça e traduza para entender a canção que tanto marcou a vida dos protagonistas.

36) No baile de formatura de Josie, a banda musical toca um clássico musical norte-americano. Qual é?

37) Josie e sua prima Elizabeth assistem a estréia do filme “Quase Famosos” no Chinese Theatre. Pesquise o título original do filme, sua sinopse e quais atores interpretam os personagens principais.

38) O filme preferido de Josie e Matt se chama “Um sonho de Liberdade”. Seu título original é “The Shawshank Redemption” e foi baseado na novela “Rita Hayworth and Shawshank Redemption” do famoso escritor norte-americano Stephen King. Você conhece algum outro filme de Stephen King que tenha sido adaptado para o cinema?

39) Josephine queria muito assistir ao filme Moulin Rouge com Matthew. Sobre o que esse filme fala? Qual é o nome dos protagonistas? Transcreva o trecho cantado pelos personagens do filme e citado por Josie na página 140.

40) Que famosa jogadora de tênis norte-americana é citada por Josie quando ela vai ao clube jogar tênis com Jerry?

41) Josie e Matt se conhecem numa festa típica dos EUA. Que festa é essa? Quando ela ocorre? Quais suas principais características? Essa festa é comum no Brasil?

Parte 5:

Pelo fato do livro se passar a maior parte do tempo nos Estados Unidos, em várias cenas podemos perceber que as leis são diferentes do Brasil. Vamos relembrar?

42) Josephine e Matthew tem apenas 17 anos quando se conhecem, mas ambos já dirigem seus próprios carros. Discuta com seu professor sobre as diferenças de legislação de trânsito nos EUA e no Brasil e também sobre a facilidade ou dificuldade de aquisição de um carro nos dois países.

43) No restaurante do clube, Josie e Jerry bebem suco de uva, como se fosse vinho. Você conhece a lei norte-americana para o consumo de bebidas alcoólicas? Compare essa lei com a do Brasil e discuta com seus colegas.

Parte 6:

Outro aspecto citado no livro é a religião. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso?

44) No Brasil, Josie passa a frequentar a igreja católica e diz que quando morava nos EUA poucas pessoas compartilhavam da mesma religião. Você sabe qual a religião predominante nos EUA?

45) E em Salt Lake City, onde Josie morou, qual a religião predominante?

Parte 7:

Baseado no livro Amor, Maybe, responda algumas questões sobre a gastronomia norte-americana.

46) O restaurante de Agatha fica em China Town, essa região de Los Angeles é bastante conhecida pelos inúmeros bares e restaurantes. Faça uma pesquisa histórica sobre a China Town de Los Angeles e escreva um breve resumo sobre o que você encontrou.

47) No último dia antes de sua viagem ao Brasil, Josie toma um típico café da manhã norte-americano. O que ela come?

48) Quando Josie chega ao Brasil, qual é o seu primeiro café da manhã? O que ela havia trazido dos EUA?

49) Que prato típico brasileiro encantou Nick e Jerry em sua viagem ao Brasil? Quais iguarias Jane degustou com prazer?

Parte 8:

Agora, vamos descobrir um pouco mais sobre o modo de vida dos cidadãos norte-americanos.
50) Josephine fez um intercâmbio para o Brasil e muitas outras viagens em sua adolescência. Essa prática é bastante comum nos EUA. No Brasil, nem tanto. Discuta com sua professora e com seus colegas quais fatores podem estar envolvidos nessa disparidade de condutas (fatores culturais, financeiros, etc).

51) Ao falar de seu carro, Matt diz que economizou dinheiro de todos os seus trabalhos de verão para comprá-lo. O que você sabe sobre o trabalho juvenil nos Estados Unidos?

52) Ao contrário de sua prima Elizabeth, que aos 18 anos vai se mudar para Nova York para cursar a faculdade, Josephine resolve ficar estudando em sua própria cidade. Converse com sua professora sobre os aspectos culturais da ida dos jovens americanos para as universidades.

53) Matt e Josie gostariam de conhecer e morar na bela cidade de Zihuatanejo no México. O México é um país de terceiro mundo que faz fronteira com um país de primeiro mundo (Estados Unidos). A busca por uma melhor qualidade de vida e maiores remunerações leva muitos mexicanos a tentar imigrar para os EUA. No livro, a situação se inverte, com os dois personagens americanos querendo morar no México, o que você acha disso? Discuta com sua turma sobre essas questões.

54) Quando Josie conta para sua mãe que Matthew está trabalhando com Agatha no restaurante, Jane fica revoltada. Por que você acha que ela teve essa reação? Como é vista a profissão de garçom nos Estados Unidos?

55) Qual a visão de Jane sobre sua filha fazer faculdade no Brasil? O que você acha disso?

56) O que Jane descobriu quando veio ao Brasil visitar a filha?
Recomendar esta página via e-mail: