Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Gênero carta pessoal

Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Gênero carta pessoal

(Publicado em 16/03/2013)

Autora: Margarete dos Santos Barbosa

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Objetivos
1) Levar o aluno a identificar o gênero “carta pessoal” a partir de suas principais características textuais e objetivos de comunicação;
2) desenvolver no aluno suas capacidades de linguagem (capacidades de ação, discursiva e linguístico-discursiva) ;
3) produzir uma carta de apresentação.

Contexto de aplicação
Este plano de aula poderá ser aplicado em todas as séries do fundamental II e ensino médio, variando as atividades de acordo com o nível cognitivo dos alunos.

A complexidade das atividades bem como a do gênero eleito também parte do princípio do grau de dificuldade dos alunos. Portanto, o professor poderá usar uma carta pessoal mais complexa, com todos os elementos de uma carta pessoal, partindo de atividades mais simples ou mais complexas, possibilitando aos alunos uma abertura de perspectivas para o uso da LI como ação discursiva, na medida em que se busca desenvolver práticas sociointeracionais, mediadas pela linguagem, que poderão instrumentalizá-los para o uso efetivo da linguagem no meio social em que eles vivem, bem como o que os alunos deverão realizar a quem a produção desse gênero se dirige e quem participará dessa produção.

Apresentação da situação
Iniciamos a apresentação do gênero “carta pessoal” assistindo ao trecho “Love to Darla” do seriado “Os Batutinhas”. Serão apresentadas duas cartas produzidas pelo personagem Alfalfa para declarar seu amor à Darla. Caso o professor esteja trabalhando com o ensino médio, poderá apresentar outro filme como, por exemplo, “Meu querido John” (trabalhar com a sinopse do filme e ficha técnica).

O professor poderá planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita, antes de propor uma produção escrita. Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.
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