Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Ben Okri

Literature :: Prose :: Authors :: Ben Okri

Foto de Ben Okri
  • Nome completo: Ben Okri
  • Local de nascimento: Minna, Nigeria
  • Nascimento: 15/03/1959
Sobre a obra:
Ben Okri (nascido em 15/03/1959) é hoje um dos mais importantes escritores nigerianos, dedicando-se principalmente aos gêneros poesia e romance. Okri passou a infância em Londres, retornando à Nigéria, com a família, em 1968. Alguns anos depois o escritor voltaria à Inglaterra para estudar na Universidade de Essex. Ben Okri completou doutorados na Universidade de Westminster (1997) e na Universidade de Essex (2002), e recebeu o prêmio OBE (Order of the British Empire), em 2001.

Desde a publicação de seu primeiro romance, Flowers and Shadows (Flores e sombras), de 1980, Okri ganhou aclamação internacional, e é normalmente descrito como um dos maiores escritores africanos. Por sua obra mais conhecida, The Famished Road (A estrada faminta), ele recebeu o Booker Prize de 1991. Além disso, ganhou o Prêmio Escritores da Commonwealth para a África, o Prêmio Aga Khan de Ficção, e o Prêmio Crystal do Fórum Econômico Mundial. Ben Okri faz parte da Sociedade Real de Literatura.

Okri tem sido descrito como escritor do realismo mágico, embora não goste dessa classificação. Afirma-se que suas experiências oculares na guerra civil da Nigéria inspiraram muitas de suas obras. O autor escreve tanto sobre o mundo quando sobre o metafísico, o individual e o coletivo, conduzindo o leitor a um universo de descrições muito vívidas.

Okri é Vice-Presidente do Centro Inglês da International PEN, uma associação de escritores com 130 representações em mais de cem países. Ele é também membro do United Kingdom's Royal National Theatre, e reside em Londres.

Depois de uma pausa de cinco anos, Ben publicou seu undécimo livro, Starbook. Em 2009 ele ainda publicou Tales of Freedom, uma coleção de contos e contos longos (novellas).

Texto traduzido e adaptado. Acesse o texto original.

Leia um trecho do livro "The Famished Road".
Recomendar esta página via e-mail: