Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Counterculture / Amiri Baraka

Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Counterculture / Amiri Baraka

Unity “Counterculture Poetry”
(Publicado em 1/5/2009)

Unidade “Poesia da Contracultura”
Lição 3 – Poesia / Amiri Baraka
Professor: Aquias da Silva Valasco
Curitiba – PR (Portal Dia a Dia Educação)

Conhecimentos prévios
Para este conteúdo é preciso que, em pelo menos duas aulas, o grupo já tenha refletido sobre:
a) Vocabulário da língua inglesa no dia a dia (bike, PC, notebook, laptop, CD player, fast-food, outdoor, footbal, cheese egg, sandwich, cocktail, basket, scanner, goal, penalty, show, hotdog, game, playstation, gloss, shampoo, hamburger, bacon, mouse, drink, shopping, teen, hero, scooter, etc.).

b) Eventos históricos do século 20 (1a Guerra, 2a Guerra, Guerra Fria, Guerra do Vietnã, Corrida Espacial, Revolução Tecnológica, conquista da Lua, Revolução Sexual, Festival de Woodstock etc.).

c) Os impactos desses eventos na cultura ocidental, principalmente no que se refere a: família, casamento gênero, economia, religião, crenças, comportamento, ecologia, tabus, cinema.

Introdução
1. O professor deve mostrar imagens referentes aos tópicos anteriores (uma bicicleta, um mouse, o homem pousando na lua, o Festival de Woodstock), pedindo aos alunos que digam algo sobre cada uma das imagens.

2. Tendo em vista os efeitos dos eventos históricos no modo de crer e no comportamento ocidental, o professor deve acrescentar que a manifestação da contracultura na Literatura foi conhecida como Movimento Beat. É importante frisar as atitudes daquele grupo (a Geração Beat) em relação aos padrões tradicionais (sexo, drogas, política, guerra, etc.).

3. Se você preferir, pode dizer que conceitos modernos como liberdade de escolha, sexo livre, individualismo e consumismo são, na verdade, ideias desenvolvidas no século 19 e definidas como valores sociais, principalmente depois dos anos 60.

4. Depois disso, o professor pode mencionar os principais nomes da Beat Generation – tais como Allen Ginsberg, Jack Kerouack, Amiri Baraka, Gary Snider e Adrienne Rich –, informando que Amiri Barak se separou do universo branco depois que o líder negro Malcolm X foi assassinado, em 1965.

Vídeo/compreensão auditiva
O professor deve entregar aos alunos (em pares ou em grupos de três) uma folha com o poema “Somebody blew up America”, escrito por Amiri Baraka após o 11 de Setembro. O grande grupo, então, escuta a leitura feita pelo poeta, atentando para as ênfases dadas e à pronúncia, para que possa discutir depois os significados e as mensagens presentes.

Atividade em grupo
Os grupos devem sublinhar todas as palavras familiares, enquanto tentam responder à pergunta: “De que o poema trata?”.

Debate
O grande grupo deve discutir a questão, fazendo também desenhos a partir de suas percepções.

Atividade individual
Por fim, os alunos devem individualmente pensar em como responderiam à questão seguinte: “Se você escrevesse um poema, como o de Amiri Baraka's, sobre o que falaria?”.
Recomendar esta página via e-mail: