Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

17/10/2016

Morre o dramaturgo Dario Fo

Morre aos 90 anos o dramaturgo italiano e Nobel de Literatura Dario Fo

O governo italiano anunciou nesta quinta-feira (13) a morte do ator e dramaturgo Dario Fo, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1997.
 
Dario Fo, que morreu aos 90 anos, era conhecido pela sátira política e pela crítica ao clero. Uma de suas obras mais célebres , "Morte Acidental de um Anarquista", está em cartaz no Teatro Folha, com atuação de Dan Stulbach.

Segundo o jornal italiano "Corriere della Sera", o dramaturgo estava internado havia 12 dias em um hospital em Milão após sofrer uma série de problemas pulmonares.

Matteo Renzi, premiê italiano, enviou suas condolências durante a manhã de quinta-feira, ainda madrugada no Brasil,. " A Itália perdeu um dos grandes protagonistas do teatro, da cultura e da vida cívica de nosso país", disse.

Dario Fo apoiava do partido de oposição Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo, uma popular sigla antissistema que hoje governa\ a cidade de Roma. O dramaturgo era visto como uma de suas referências intelectuais.

"Um gigante de cultura italiana nos deixou. Ele era o guia moral do 5 Estrelas", afirmou Carla Ruocco, parlamentar do movimento.

A morte de Dario Fo coincidiu com o anúncio do vencedor do Nobel de Literatura deste ano. O prêmio foi entregue durante a manhã, no horário de Brasília, ao músico Bob Dylan.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/10/1822370-morre-aos-90-o-dramaturgo-italiano-e-nobel-de-literatura-dario-fo.shtml

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.