Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

06/11/2018

Os Sete Samurais entre os melhores filmes estrangeiros

"De novo fomos derrotados. Os vencedores são os camponeses, e não nós", diz o personagem Kambei ao final do filme Os Sete Samurais, do diretor japonês Akira Kurosawa.

Frases como esta, e a perfeita sequência de cenas sobre o heroísmo, são algumas das razões que fizeram este filme, que estreou em 1954, ser escolhido por 209 críticos de 43 países como o melhor de língua não inglesa da história.

O resultado saiu de uma enquete feita pela BBC nos últimos meses e que resultou numa lista de 100 filmes, a começar pelo de Kurosawa.

"Os Sete Samurais não apenas é uma nova forma de filme de ação, mas também criou um subgênero no cinema: os filmes que falam sobre um grupo de heróis inesperados numa missão impossível que lutam para salvar suas almas", escreveu a crítica brasileira Ana Maria Bahaiana.

Mas o "top 100" é diverso: os filmes foram dirigidos por 67 diretores diferentes, de 24 países, feitos em 19 idiomas.

O francês predomina, com 27 títulos na lista, seguido de 12 filmes em mandarim e 11 em italiano e japonês. Em espanhol há sete. Em português, há um único, o brasileiro Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

Para a BBC Culture, editoria responsável pela enquete, o que mais se lamenta é o pequeno número de mulheres diretoras na lista. Só quatro dos filmes foram dirigidos por elas.

As diretoras são: Chantal Akerman, Agnès Varda, Kátia Lund y Claire Denis.

Esta é a terceira vez que se faz uma pesquisa desse tipo. A primeira foi para eleger o filme do século 21 (o vencedor foi Muholland Drive, de David Lynch) e, em seguida, a melhor comédia, cujo vencedora foi Uma Eva e Dois Adãos, de Billy Wilder.




Esta notícia foi publicada no site bbc.com/ em 4 de novembro de 2018. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.