Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

07/11/2018

Governadora recebe comitiva de estudantes de Hyogo

A governadora Cida Borghetti recebeu nesta terça-feira (6), no Palácio Iguaçu, uma comitiva formada por 13 estudantes colegiais e universitários, professores e representantes governamentais da província de Hyogo, no Japão. O grupo ficará duas semanas no país para conhecer as tecnologias do sistema agrícola e agropecuário do Paraná e São Paulo.

O secretário de Estado da Agricultura, George Hiraiwa, e o diretor-presidente do escritório do Governo de Hyogo no Brasil, Nobuyuki Nagata, participaram do encontro.

No Paraná, a comitiva vai visitar as Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), agroindústrias, colégios agrícolas, cooperativas e propriedades rurais. Há 40 anos, estudantes daquele país vêm ao Estado para trocar experiências na área da agricultura.

Durante o encontro, a governadora deu boas vindas à comitiva e destacou a boa parceria com o Japão. “Eu espero que os estudantes possam levar bons exemplos e desfrutar das belezas naturais do nosso estado. Reforçamos nossos laços de amizade e a estreita parceria com o Japão”, afirmou.

“O Paraná tem laços de irmandade com a província de Hyogo e quatro municípios paranaenses têm irmandade com cidades japonesas”, lembrou Cida. Paraná é estado-irmão da província de Hyogo e quatro municípios paranaenses mantêm relações de co-irmandade com cidades japonesas: Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi.

Além de Curitiba, a comitiva passará pelas cidades de Ponta Grossa, Maringá, Castro, Apucarana, Londrina e Foz do Iguaçu, em São Paulo, eles vão para Marília. “Eles querem aprender a agricultura de larga escala, de que forma é trabalhada no combate de pragas, o sistema orgânico e usar essa experiência nas pequenas propriedades do Japão”, disse a assessora do Governo de Hyoto no Brasil, Laura Tamaru.

O estudante de pecuária, João Toshio Tsukuda, 18 anos, tem família em Londrina e disse que está contente em voltar ao Brasil. “Tenho o sonho de estudar Agronomia no Brasil, meu avó é de Londrina e foi agricultor, eu gostaria de seguir os passos dele. Nesta viagem queremos conhecer a diferença da agricultura do Japão e do Brasil, como a terra e a água são utilizadas, as tecnologias, como eles pensam a agricultura como um todo, e levar esse conhecimento para meu país”, disse o estudante.



Esta notícia foi publicada no site http://www.aen.pr.gov.br/ em 06 de novembro de 2018. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.