Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

30/01/2019

Ucrânia quer fortalecer parceria em educação com o Paraná

AEN

O fortalecimento das parcerias nas áreas da educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública foi debatido nesta segunda-feira (28) em reunião, no Palácio Iguaçu, entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko. Acompanhado de lideranças da comunidade ucraniana do Paraná, o diplomata entregou a Ratinho Junior um memorando de entendimento enviado pelo governador da região de Lviv, Oleg Synyutka, manifestando o interesse em ampliar as relações com o Estado.

Entre as propostas debatidas está o envio de estudantes brasileiros para intercâmbio no país europeu, que já oferece bolsas de estudo para jovens da comunidade ucraniana paranaense. “Uma das prioridades da nossa gestão é o programa Ganhando o Mundo, que busca oferecer bolsas de intercâmbio a estudantes do Estado e vai ao encontro desse projeto do governo da Ucrânia”, afirmou o governador. “A comunidade ucraniana é muito importante para o Paraná. Temos o máximo interesse em fortalecer e ampliar as parcerias com o País”, destacou.

Com cerca de 500 mil descendentes, a comunidade ucraniana do Paraná é a maior da América Latina. Cidades como Prudentópolis e Mallet, no Centro-Sul do Estado, além de Curitiba e São José dos Pinhais, abrigam o maior número de descendentes ucranianos.

De acordo com Tronenko, o Paraná é parceiro estratégico do país europeu. “Desde os meados dos anos 1990 várias regiões da Ucrânia mantêm laços estreitos com o Estado do Paraná e com a cidade de Curitiba”, disse. “Trouxe uma proposta concreta do governador de Lviv, de onde vem a maior parte dos brasileiros de origem ucraniana, que oferece uma parceria em várias áreas que coincidem com as prioridades do novo governo”, ressaltou o embaixador.

PRESENÇAS – Participaram da reunião a embaixatriz Fabiana Tronenko; e sua filha, Mariana Tronenko; o cônsul honorário da Ucrânia e vice-presidente da Representação Central dos Ucranianos no Brasil, Mariano Czaikowski; os presidentes da Central dos Ucranianos no Brasil, Vitório Sorotiuk; e da Sociedade dos Amigos da Cultura da Ucrânia, Tarás Dilay; o economista Methodio Groxko e o engenheiro Israel Kravetz.
Esta notícia foi publicada no site www.aen.pr.gov.br em 28/01/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.