Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

22/02/2019

Professores escrevem livros em línguas indígenas

O Nacional Jovem [Rádios EBC] conversou com a coordenadora da Educação Escolar Indígena do Município de Dourados (Mato Grosso do Sul), Teodora de Sousa, sobre professores indígenas que escrevem livros de literatura nas línguas guarani e terena.

O projeto surgiu com a reivindicação de educadores indígenas do Brasil, a fim de atender as especificidades e diferenças do povo. Desde 2013, a ideia é desenvolvida pela Universidade Federal de Dourados. Ao todo, são três livros publicados e mais nove em processo de diagramação. Segundo Teodora, não apenas a língua, mas também o conteúdo dos livros se adapta à realidade deles.

A coordenadora afirmou que procura meios de divulgação para que os livros e a cultura de seu povo cheguem à toda população de Dourados.

Os livros também têm tradução para o português.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Esta notícia foi publicada no site http://radios.ebc.com.br/ em 20/02/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.