Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

18/03/2013

9º Congresso da Representação Central Ucraniano-Brasileira

Por: Embaixada da Ucrânia

No dia 9 de março de 2013 na cidade de Curitiba, Paraná, realizou-se o 9º Congresso da Representação Central Ucraniano-Brasileira.

Na reunião plenária foi discutida uma ampla agenda dos assuntos atuais da comunidade ucraniana no Brasil. Em particular, os participantes do congresso ouviram a informação sobre a preparação das comemorações do 200º aniversário de Tarás Shevchenko, o relatório sobre organização na Universidade pública do Estado do Paraná “UNICENTRO” dos cursos da língua ucraniana à distância apresentados pela Universidade Pedagógica Nacional M. Dragomanov, bem como a questão da composição da delegação de representantes da comunidade ucraniana do Brasil para o 10º Congresso Mundial dos Ucranianos que se realizará em agosto do corrente ano na cidade de Lviv. Ademais foi realizada a eleição da nova diretoria da Representação Central Ucraniano Brasileira.

Pelos êxitos alcançados no cargo de Presidente dessa principal organização de coordenação da diáspora ucraniana do Brasil o Sr. Vitório Sorotiuk recebeu da Câmara Municipal de Curitiba um diploma de distinção, que lhe foi entregue pelo convidado de honra do congresso Vereador Francisco Costa Filho (Chico do Uberaba).

No decorrer do fórum teve lugar uma cerimônia solene de entrega das Carteiras de Ucraniano do Exterior a membros da comunidade ucraniana. As professoras de ucraniano na Universidade Federal do Paraná Olga Nadia Kalko e Paulina Tchaika Milus foram condecoradas com Diplomas de Honra da Universidade Pedagógica Nacional M. Dragomanov e medalhas de prata “Myhailo Petrovych Dragomanov 1841-1895” pela contribuição pessoal na preservação e desenvolvimento da língua ucraniana no Brasil.



Estas informações foram extraídas em 18 de março de 2013 do site brazil.mfa.gov.ua/, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.