Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

18/03/2013

Professora lança livro sobre o ensino da Língua Inglesa

Por: Comunicação

Professora da rede estadual de ensino há 17 anos, Eliana Santiago Gonçalves Edmundo, reservou tempo para os estudos. A preparação que começou com o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) resultou num mestrado e agora, no lançamento do livro “Letramento Crítico no Ensino de Inglês na Escola Pública”.

O lançamento do livro, pela editora Pontes, aconteceu em fevereiro durante o 4º Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, em Brasília. Na obra, a professora fez uma profunda investigação do ensino de língua inglesa na educação básica sob a perspectiva do letramento crítico.

“Foi uma pesquisa colaborativa feita durante um ano com alunos do 9º ano de escola pública do Paraná, onde ministrávamos as aulas a partir da perspectiva do letramento crítico. Acredito que os professores vão se identificar com o livro porque é um trabalho que se realizou em sala de aula”, diz Eliana.

A professora resolveu escrever o livro com o claro objetivo de contribuir para as práticas pedagógicas dos professores da área. A abordagem é sobre questões do desenvolvimento do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, e a necessidade de inserir a escola e a aprendizagem de línguas num espaço significativo para alunos e professores.

O livro foi construído com base nas experiências acadêmicas e profissionais vivenciadas por Eliana, que participou da primeira turma do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) em 2007, que contribuiu para identificar e definir seu objeto de estudo.



Estas informações foram extraídas em 18 de março de 2013 da página institucional da Seed-PR, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.