Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Muito além do jardim - linguagem não verbal

Being There (Muito além do jardim) é a história de Chance, um homem de meia idade que, desde menino, viveu trabalhando em um jardim e vivendo de favor da casa de um homem abastado. Quando o dono da casa falece, Chance, cujo conhecimento do mundo se limita ao que ele vê na televisão, se vê obrigado a deixar a casa. A partir daí sucedem-se inúmeras situações de dubiedade, visto que ninguém entende como funciona sua mente, e vice-versa. Com isso, os sentidos do que Chance diz são construídos conforme a compreensão dos interlocutores, de modo que toda uma realidade paralela surge, e vai conduzindo o protagonista para um destino antes impensável.



Neste trecho, a empregada Louise vai contar ao jardineiro Chance que o patrão, por eles chamado de "o homem velho", morreu. Chance reage de maneira apática, evidenciando seus problemas para compreender a realidade. A cena explora a linguagem não verbal, a expressão facial, a oralidade nos atos comunicativos e a interferência entre os meios de comunicação.



Being There, comédia-drama, EUA, 1979, 130min.; COR. Direção: Hal Ashby.



Palavras-chave: doente, morte, mídia, empregados, televisão, notícia, Jerzy Kosinski, ato comunicativo, linguagem não verbal, oralidade.

  • 5617
  • 5
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações