Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Goodbye Lenin - Vor acht Monaten

Pouco antes da Queda do Muro de Berlim, em 1989, a Sra. Kerner (Hanna), uma socialista atuante, entra em coma e acorda somente em meados de 1990, quando sua cidade, Berlim Oriental, está completamente modificada pelo regime capitalista.



Seu filho, Alexander, temendo por sua saúde, pois ela não pode sofrer fortes emoções, não lhe conta nada sobre as modificações do país, e passa a reconstruir todas as coisas que existiam antes da queda do muro, inclusive noticiários televisivos.



Nesta cena, Hanna volta do coma 8 meses depois de enfartar. Após sua estabilização, o médico conversa com Alex e a irmã Ariane sobre os cuidados que Hanna inspira, principalmente que não pode sofrer emoções fortes, sob pena de morrer. O filho decide, então, não contar a ela as mudanças políticas ocorridas no país (a Queda do Muro de Berlim) e fingir que nada mudou. Destacam-se no trecho as expressões da área médica e a diferença dos pronomes utilizados nos diálogos entre médico e clientes (Sie, Ihrer, Her) e entre mãe e filhos (Deine, Du).



Goodbye Lenin, tragicomédia, Alemanha, 2003, 121min.; COR. Direção: Wolfgang Becker.

Palavras-chave: hospital, doença, vocabulário, família, parentesco.

  • 6417
  • 1425
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações