Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Goodbye Lenin - Neuanfang

Pouco antes da Queda do Muro de Berlim, em 1989, a Sra. Kerner (Hanna), uma socialista atuante, entra em coma e acorda somente em meados de 1990, quando sua cidade, Berlim Oriental, está completamente modificada pelo regime capitalista.



Seu filho, Alexander, temendo por sua saúde, pois ela não pode sofrer fortes emoções, não lhe conta nada sobre as modificações do país, e passa a reconstruir todas as coisas que existiam antes da queda do muro, inclusive noticiários televisivos.



Nesta cena, enquanto Alex dorme, Hanna sai do apartamento e vai para a rua. Ali, descobre que o regime mudou, e testemunha um helicóptero carregando a estátua de Lênin (retirada da Leninplatz, no centro da cidade), que parece pedir sua ajuda, ou despedir-se dela - referência ao título do filme. O destaque fica por conta dos símbolos ideológicos relacionados ao Ocidente capitalista e ao Oriente socialista (pichações, homossexualismo, religião, marcas, uso da língua inglesa, exposição do corpo, consumismo, etc.). Para minimizar o choque, Alex e seu colega simulam uma notícia em que se explica que, na verdade, o Ocidente foi quem se rendeu na Guerra Fria.



Goodbye Lenin, tragicomédia, Alemanha, 2003, 121min.; COR. Direção: Wolfgang Becker.



Palavras-chave: hospital, doença, vocabulário, família, parentesco.

  • 6270
  • 1412
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações