Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

La Piel que Habito - Norma

La piel que habito, suspense psicológico, Espanha, 2011, 120min.; COR. Direção: Pedro Almodóvar.

Uma importante característica das tarântulas (ou caranguejeiras) é o tamanho de suas pernas, com as quais conseguem capturar e manter sob seu domínio pequenos animais, e, às vezes, até pequenos pássaros, roedores, anfíbios e outras aranhas. A imagem da tarântula perpassa todo o filme A pele que habito, do renomado diretor espanhol Pedro Almodóvar.



A película apresenta um quadro que exige um olhar atento do espectador, e principalmente a disposição de tocar em temas delicados como abuso infantil, poder paterno, verdade e mentira, questões de gênero, relações de poder, bioética, identidade.



O filme conta a história do médico Robert, cuja esposa (Gal) o trai e acaba misteriosamente envolvendo-se num acidente de carro com o amante, que foge. Gal, porém, escapa da morte, mas fica com graves queimaduras, que Robert trata tanto quanto pode. Tempos depois, a esposa se suicida, o que gera um desequilíbrio mental definitivo na filha Norma, que passa anos num sanatório. (...)



Leia a sinopse completa na página de Cinema.



Neste trecho, a cantora espanhola Concha Buika interpreta a música “Se me hizo facil", de Agustín Lara, compositor mexicano. Como se vê adiante, a letra fala sobre a necessidade de esquecer uma mulher, muito amada. Considerando a história de Vicente, isso pode estar relacionado à necessidade que ele tinha de abandonar sua primeira identidade, a fim de assumir “otro amor”.

Enquanto a cantora entoa a canção, Robert conversa com a anfitriã da festa a respeito da filha, Norma. A menina adolescente flerta com um rapaz, despertando a vigilância do pai que, ao não vê-la mais, sai à sua procura.



Se me hizo fácil

borrar de mi memoria

a esa mujer a quién

yo amaba tanto.

Se me hizo fácil

borrar de mi este llanto

ahora la olvido cada día más y más.

La abandoné

porque me fue preciso,

así abandono a la

mujer que a mi me ofenda.

Voy a buscar otro amor que

me comprenda, este lo olvido.

cada día más y más.

Idioma/Legenda: Espanhol/Sem legendas

Palavras-chave: Música. Sobrevivência. Arte. Interpretação de texto. Controle.

Duração: 02min55s

  • 13349
  • 425
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações