Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Gênero textual Poema

Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Gênero textual Poema

(Publicado em 16/12/2010)

Nome do autor: Morgana Cristina Bozza
Nome do Coautor: Nilton Sérgio Rech
E-mail para contato: mcbozza@hotmail.com
Instituição / Escola: CE Presidente Castelo Branco - Ensino Médio Regular, Normal e Profissional
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: Gênero Textual - Poema - série: 2º

Relato

Resumo Considerando a importância de explorar diferentes gêneros textuais em sala de aula e de utilizar os recursos pedagógicos disponibilizados pelos portais educacionais, será apresentada, aqui, uma experiência a partir da exploração de fragmentos de textos literários, neste caso, dos poemas: “The Prophet,” de Abraham Cowley; “ The Ballad of William Bloat”, de Raymond Calvert; “ Ulysses”, de Alfred Lord Tennyson, and “ The Congo” de Vachel Lindsay.

Objetivos

Oportunizar o contato com poetas de Língua Inglesa, com o intuito de despertar o gosto pela literatura, além de aprimorar o vocabulário e as habilidades de compreensão auditiva e, por meio das estratégias de leitura, desenvolver a capacidade de análise de texto.

Metodologia

Anteriormente, os alunos deverão ter assistido ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.



Atividade 1:

Os alunos assistirão ao trecho selecionado e responderão, em Inglês, às seguintes perguntas:

Where are they?
Who are they?
What are they doing?
Who read the poems?

Atividade 2:

O professor distribuirá uma folha com fragmentos, em Inglês, de quatro poemas apresentados no trecho, com a identificação dos autores. Em seguida, acompanharão a leitura feita pelos personagens. Na sequência, os alunos observarão, em slides apresentados na TV multimídia, os títulos dos poemas, (The Prophet, Ulysses, The Ballad of William Bloat and The Congo) os quais não estão presentes no trecho exibido; e farão a associação com o respectivo poema, baseando-se na leitura prévia.


Atividade 3:

O professor fará a leitura dos fragmentos, esclarecendo algumas questões de vocabulário e a temática explorada nos textos. É interessante ressaltar que o poema “The Congo” permite a exploração da cultura afro.


Atividade 4:

Os alunos ouvirão novamente a leitura do poema “The Congo” feita pelos personagens, observando o ritmo e, depois, será feita a leitura em coro.

Avaliação


Considerando que o objetivo principal da aula é proporcionar aos alunos o contato com textos literários de Língua Inglesa, a avaliação ocorrerá pela observação da participação dos alunos na atividade.


Referências


Companion to Literature in English.Wordsworth Reference, 1992.
Dictionary of Literature. Geddes and Grosset, UK, 1999.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná – LEM disponível em www.diadiaeducacao.com.br acesso em 07/11/2010.
http:/ www. antiromantic.com/ulysses, acesso em 05/11/2010.
http:/ www.antiromantic.com/the – prophet, acesso em 05/11/2010.
http:/www.antiromantic.com/ballad-of-william-bloat, acesso em 06/11/2010.
http:/www.antiromantic.com/the-congo, acesso em 06/11/2010.
Recomendar esta página via e-mail: