Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line em Inglês

Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line

(Publicado em 14/08/2013)

Autor: Professor Aquias da Silva Valasco - Curitiba/PR

Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão
1. Nível de ensino: Médio

2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social
2.1 Conteúdos Básicos: Gêneros discursivos e seus elementos composicionais, vozes sociais presentes no texto, intertextualidade, intencionalidade, vozes sociais presentes no texto, léxico, variações linguísticas.

3. Objetivos:
  • Identificar as características de alguns textos de revistas on-line e as possíveis categorizações de seus gêneros.
  • Identificar elementos não verbais (cor, tipo de letra, opções de línguas, propagandas vinculadas etc.)
  • Reconhecer a recorrência de palavras-chave que podem se vincular a campos semânticos ideologicamente marcados.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas

5. Justificativa:
Vinte anos após o início da popularização da internet no Brasil, um horizonte sem precedentes se abre para a Língua Estrangeira, em termos de recursos que antes dependiam de hardwares que hoje raramente são utilizadas. Exemplo disso são as fitas K7 e o videocassete, substituídos por tecnologias muito mais leves, replicáveis e fáceis de encontrar, como é o caso do MP3, dos arquivos de vídeo em AVI e das imagens na tela do computador. Continue lendo.

6. Encaminhamento

Icone aula 1
1ª Aula
icone aula 2
2ª Aula
ìcone aula 3
3ª Aula
Ícone aula 4
4ª Aula

7. Aprendizagem esperada
Espera-se desta sequência de aulas que tanto professor quanto alunos avancem no trabalho não somente de conscientização dos embates ideológicos que se dão no nível do discurso e do texto, mas também ampliem essa postura a outras áreas do conhecimento. No que se refere aos conhecimentos linguísticos, é esperada do aluno uma familiaridade com expressões ligadas à construção do texto a partir das características do suporte revista. Espera-se também que o aluno consiga perceber as peculiaridades da revista em versão eletrônica e, particularmente, do uso do texto editorial descritivo que caracteriza a seção "About".

Ícone Fontes de PesquisaReferências

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: