Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line em Inglês - 1ª Aula

Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line >> Aula 1:4

Local: laboratório de informática

Objetivos desta aula:
  • Estabelecer uma aproximação do aluno com o suporte “revista on-line”.
Como atividade inicial, os alunos deverão:
  • pesquisar na Wikipedia o verbete “revista”;
  • na lista de outros idiomas do site (à esquerda), acessar a versão em inglês;
  • procurar palavras-chave relacionadas (que serão anotadas na lousa pelo professor).
Obs.: É importante que o professor destaque os limites das enciclopédias on-line (principalmente em português) e, ao mesmo tempo, as potencialidades dos sites de referência. Vale lembrar que o objetivo do professor nesta atividade é habituar o aluno a procedimentos de pesquisa – principalmente em inglês.

Depois disso, para facilitar na análise do suporte trabalhado, o professor deve entregar aos alunos uma folha com as definições dicionarizadas da expressão “revista” e também uma lista de sites a serem acessados, como consta abaixo:

Definições dicionarizadas:
  • Publicação periódica, destinada a grande público ou a um público específico, que reúne, em geral, matérias jornalísticas, esportivas, econômicas, informações culturais, conselhos de beleza, moda, decoração etc. (Houaiss);
  • Publicação periódica de formato variado, em que se divulgam artigos originais, reportagens, etc., sobre vários temas, ou, ainda, em que se divulgam, condensados, trabalhos sobre assuntos variados já aparecidos em livros e noutras publicações. (Aurélio)
Lista de sites:
  • Auto Lanka - http://www.autolanka.com/
  • Destructed - http://www.destructed.info/
  • E - The Environmental Magazine - http://www.emagazine.com/
  • Harper's - http://harpers.org/
  • Mobile World - http://mobileworld.com.pk/
  • Modern Humorist - http://www.modernhumorist.com/
  • Newsweek - http://www.thedailybeast.com/newsweek.html
  • PC Magazine - http://www.pcmag.com/
  • Primer - http://www.primermagazine.com/
  • Proteus Mag - http://www.proteusmag.com/
  • Revolutionart - http://revolutionartmagazine.com
  • Sapna - http://sapnamagazine.com/
  • The Zambian Marketer - http://www.langmead.com/marketer/
  • Uncrate - http://uncrate.com/
  • Wired - http://www.wired.com/
De posse dessa lista de sites, os alunos devem seguir os seguintes passos:
  • Acessar cada site procurando uma área específica denominada “About” (ou “About us”), usando o conjunto de teclas de atalho Ctrl+F.
  • A partir das observações feitas, montar uma lista (no caderno) com sites que têm “About” e uma com sites que não têm essa área específica.
  • Por último, a fim de facilitar o acesso posterior, os alunos devem “favoritar” a página (Ctrl+D).
Obs: O professor não deve dizer aos alunos o significado das expressões “About” e “About us”, pois isso será feito na 3ª Aula. Deve pedir que a própria turma descubra a finalidade da área do site que leva esse nome.

Abertura 1ª Aula 2ª Aula 3ª e 4ª Aulas

Recomendar esta página via e-mail: