Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Maquetas

Sala de Aula >> Espanhol >> Práticas realizadas >> Maquetas

Recursos relacionados


icone indicando download de PDFBaixe em PDF

Nome da autora: Danielle de Fatima Americo
Instituição/Escola: Colégio Estadual Alberto de Carvalho – Ensino Fundamental, Médio e Profissional
Município/Estado: Prudentópolis - Paraná
Conteúdo: Gênero textual – Maquete – 2º ano

Relato
O trabalho com o gênero textual em sala de aula deve ir sempre além de formas estereotipadas, deve ousar, levando sempre em conta a capacidade dos alunos. Desse modo, a confecção das maquetes da cidade foi uma forma de envolvê-los na experiência da criação.

Objetivos
  • Levar o aluno ao conhecimento do vocabulário relacionado às partes da cidade em espanhol;
  • Saber utilizar os advérbios e adjuntos adverbiais de lugar como: aquí, a la derecha, a la izquierda, delante, etc., e também adjetivos para caracterizar a cidade.
  • Indicar localização de estabelecimentos comerciais;
  • Levar pessoas a lugares desconhecidos utilizando os verbos que indicam movimento;
  • Refletir sobre questões de cidadania como: cuidar da cidade onde se vive; atravessar a rua sempre utilizando a faixa de pedestres, etc.
Metodologia
Para o presente trabalho, foi feita uma pesquisa através da internet sobre os vários tipos de maquetes que podem ser desenvolvidos; exposição da pesquisa utilizando slides, explicação da elaboração do trabalho usando como instrumento o quadro negro e o giz.

Desenvolvimento
1º momento:
Conversa informal sobre a cidade onde os alunos vivem. Cada aluno pode expor sua opinião sobre a cidade: “Es bela/ fea; grande/pequena; sucia/limpia; hay calles, avenidas, plazas, hospitales... Me gusta mucho/poco mi ciudad...”.

2º momento
Organização dos grupos e estipulação do prazo de entrega das maquetes, após a exposição da pesquisa feita. Os alunos devem colocar pelo menos oito estabelecimentos comerciais, praça, uma avenida e quatro ruas com seus devidos nomes, além dos semáforos e faixas de pedestres que reforçam a importância de seguir as leis de trânsito.

3º momento:
Os grupos confeccionam as maquetes e após a confecção e apresentação eles levam uma pessoa a dois lugares utilizando assim as expressões adverbiais estudadas anteriormente. “Para ir a la panadería sigue todo recto por la Avenida San Juan hasta el segundo semáforo, gira a la izquierda en la Calle Pablo IV y la panadería está delante del mercado.”

Avaliação
A avaliação foi feita da seguinte forma:
Respeito às regras de elaboração das maquetes ruas, semáforos, faixas de pedestres
Dirigir uma pessoa a dois lugares usando corretamente as expressões adverbiais e os verbos que indicam movimento.

Os alunos que obedeceram a esses quesitos em suas maquetes tiveram a nota total no trabalho. Pode-se dizer que houve o envolvimento de todos os alunos, pois o trabalho se tornou interessante já que mexeu com o imaginário das crianças que puderam expor sua arte através de um trabalho educativo.

Referências

RINALDI, Simone; CALLEGARI, Marília Vasques. ¡Arriba! Santillana, 2006.
MARTIN, Ivan.Síntesis 2. Ática, 2012.
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Recomendar esta página via e-mail: