Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Sugestões de leitura - Inglês

Sugestões de leitura :: Inglês

Capa do livro A construção do pensamento e da linguagemA construção do pensamento e da linguagem
Martins Fontes

Esta edição de "A construção do pensamento e da linguagem" oferece ao público brasileiro a oportunidade de conhecer na íntegra este livro em que Vygotsky estuda questões fundamentais do pensamento infantil, formula concepções inteiramente novas para a época em que o escreveu, articula seu pensamento em um bem urdido aparato conceitual e sedimenta o processo infantil de aquisição da linguagem e do conhecimento com um sistema de categorias bem definidas, subordinando todo o seu trabalho a uma clara orientação epistemológica.

Fonte: Editora Martins Fontes




Capa do livro A Day on the FarmA Day on the Farm
Cambridge


Certo dia, três professoras vão à fazenda com seus alunos. Os estudantes usam a língua inglesa para fazer várias atividades juntos. Todos se divertem muito, mas no final, os alunos aprendem mais do que inglês - aprendem sobre a colaboração.

Fonte: Cambridge






Capa do livro Advanced Grammar in UseAdvanced Grammar in Use
Martins Fontes

Grammar in Use faz parte de uma série desenvolvida para estudantes de inglês, caracterizada por explicações simples sobre tópicos da gramática da língua inglesa e exércícios, podendo ser utilizada de modo individual ou em sala de aula. Além disso, a série dispõe de atividades de vocabulário prático (idioms, collocations, business, etc.).

Fonte: Cambridge





Capa do livro A formação social da menteA formação social da mente
Martins Fontes

Há muito tempo, o grande psicólogo russo L. S. Vygotsky é reconhecido como um pioneiro da psicologia do desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem compreendida no Ocidente. “A Formação Social da Mente” vem suprir grande parte desta falha. Trata-se de uma seleção cuidadosa dos ensaios mais importantes de Vygotsky, editada por um grupo de eminentes estudiosos da sua obra.

Fonte: Martins Fontes




Capa do livro A importância do ato de lerA importância do ato de ler, em três artigos que se completam
Cortez

O livro constitui-se de uma palestra sobre a importância do ato de ler, em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização desenvolvida pelo autor e sua equipe. É trabalhando a temática da leitura, discutindo a sua importância e explicitando a compreensão crítica da alfabetização e do papel da biblioteca popular que Paulo Freire apresenta sua obra.

Fonte: Editora Cortez




Capa do livro A interação na aprendizagem das línguasA interação na aprendizagem das línguas
Educat

Obra que reúne nove artigos: "O professor de português e seu discurso"; "Atividades de reflexão gramatical na sala de aula e autonomia relativa do sujeito"; "Ensino de línguas na escola: um estudo transversal da interação em sala de aula"; "Estratégias de negociação da imagem em sala de aula de língua estrangeira"; "Analisando a interação aluno-pesquisador em momentos de conflito durante a pesquisa interventiva"; "A aprendizagem colaborativa: foco no processo de correção dialogada"; "O sócio-construtivismo e sua influência no processamento da leitura-escrita dos aprendizes"; "Interação simulada: um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual"; "Feedback em ambiente virtual".

Fonte: Editora Educat


Capa do livro A leitura em questãoA leitura em questão
Artmed

Ao desvendar os meandros e as artimanhas que sustentam a construção do saber, o autor questiona radicalmente concepções e práticas herdadas pela tradição escolar, desenredando os labirintos de uma instituição criada para disfarçar desigualdades culturais geradas por um sistema baseado na desigualdade social.

Fonte: Editora Artmed





Capa do livro A produção da leitura na escolaA produção da leitura na escola
Ática

O autor alia a observação da prática do profissional de ensino à reflexão teórica para elaborar uma proposta de ensino que incentive a leitura.

Fonte: Editora Ática







Capa do livro American StoriesAmerican Stories
Macmillan

"American Stories" é uma coletânea de histórias clássicas e modernas de alguns dos melhores autores estadunidenses. Inclui histórias de Dorothy Parker, Theodore Dreiser, F. Scott Fitzgerald, Patricia Highsmith e Edith Wharton.

Fonte: Editora Macmillan







Capa do livro Amor, MaybeAmor, Maybe
Ícone

De autoria da professora de Educação Física Francine Cruz, de Curitiba, Amor, Maybe aborda conta a história envolvente de Josie, que tenta ser feliz entre dois mundos. Ao mesmo tempo, o livro aborda temas relacionados a cultura, língua e sociedade.

Veja as sugestões de atividade relacionadas ao livro, desenvolvidas pela própria autora, na seção Sala de Aula.

Fonte: Editora Ícone




Capa do livro Anne Frank: the Diary of a Young Girl
Anne Frank: the Diary of a Young Girl

Macmillan

Era o ano de 1942 quando a Holanda foi invadida. Todos os judeus passaram a temer por suas vidas, e por isso a família Frank teve de se esconder. A vida tornou-se perigosa, mas eles tinham esperança de dias melhores - até o dia em que foram descobertos. Anne Frank é uma personagem da vida real, e este é o seu diário.

Fonte: Penguin Readers




Capa do livro Aprender e ensinar com textosAprender e ensinar com textos

Este livro faz parte de uma trilogia que apresenta os resultados da pesquisa intitulada “A circulação dos textos na escola” que teve como objetivo estudar as práticas referentes à leitura e produção de textos verbais, assim como indagar sobre o tipo de relação que as escolas estão mantendo com as linguagens dos veículos de comunicação de massa.

Fonte: Editora Cortez







Capa do livro Around the World in Eighty DaysAround the World in Eighty Days
Macmillan

Philleas Fogg aposta com seus amigos que é capaz de dar a volta ao mundo em 80 dias. Este livro é a narrativa de suas fantásticas aventuras ao percorrer os diversos países com seu assistente Passepartout.

Fonte: Macmillan






Capa do livro As aventuras de Sherlock HolmesAs aventuras de Sherlock Holmes
Martin Claret

Esta obra (1892) é uma série de doze contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo Dr. Watson, deslinda os mais intrincados e assustadores mistérios: Um escândalo na Boêmia, Um caso de identidade, A liga dos Cabeças Vermelhas, O mistério do vale Boscombe, As cinco sementes de laranja, O homem do lábio torcido, O carbúnculo azul, A faixa malhada, O polegar do engenheiro, O solteirão nobre, A coroa de berilos, As faias cor de cobre.

Fonte: Martin Claret





Capa do livro Aspectos pedagógicos e metodológicos do ensino de inglêsAspectos pedagógicos e metodológicos do ensino de inglês
Edufal

A obra fornece subsídios para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Fonte: Livraria Cultura







Capa do livro Atividades de linguagem, textos e discursos
Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo
Educ

Cada gênero representa um contexto social determinado que supõe uma capacidade de ação do locutor e do interlocutor para seu uso eficaz e capacidades linguístico­-discursivas de que ambos devem se apropriar, quando da produção ou da leitura de um texto. Pretende­m-se fornecer subsídios para que os professores tenham os gêneros textuais como ferramenta no ensino de línguas.






Capa do livro Avaliação da aprendizagem escolarAvaliação da aprendizagem escolar
Cortez

Este livro é destinado a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura. Neles são encontrados estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, assim como proposições no sentido de torná-la mais viável e construtiva.








Capa do livro Avaliação: concepção dialéticaAvaliação: concepção dialética - libertadora do processo de avaliação escolar
Libertad

O autor propõe rompimento com a avaliação que não contempla a avaliação no processo de aprendizagem, propondo a discussão sobre o autoritarismo na prática da avaliação escolar; as questões metodológicas; a finalidade da avaliação, propondo busca de alternativas.








Capa do livro Bakhtin: da teoria literária à cultura de massaBakhtin: da teoria literária à cultura de massa

Trabalho pioneiro no Brasil, este livro traz uma iniciação sucinta, mas rigorosa, nas ideias e propostas do pensador russo. Com muita clareza e agilidade, Robert Stam destrincha as categorias bakhtinianas e as aplica a uma série de produtos culturais contemporâneos ­ examinando com espírito crítico e sem preconceito os modos se expressão na sociedade de massa, sugerindo interpretações, propondo (jamais impondo) caminhos e sempre dialogando com o leitor.







Capa do livro Cem aulas sem tédioCem aulas sem tédio

Resultado de experiências bem sucedidas da autora e de e outros professores de línguas estrangeiras, o livro "Cem aulas sem tédio" fornece várias dicas que podem ajudar no planejamento de aulas dinâmicas e interessantes de língua inglesa.








Capa do livro Como é Gostoso o meu InglêsComo é Gostoso o meu Inglês

"Como é gostoso o meu inglês" revela o dia a dia de uma brasileira em Oxford, "a cidade dos estudantes", por onde também passaram Oscar Wilde, Aldous Huxley e J.R.R. Tolkien. Desde os primeiros desafios, como entender o sotaque do falante motorista paquistanês que a levou de Londres a Oxford, até ser capaz de entrevistar um de seus melhores professores, Cátia Moraes relata com bom humor e sensibilidade as dificuldades e descobertas no aprendizado da língua inglesa, o progresso no curso intensivo, o encantamento e as surpresas com o cotidiano e a cidade, além dos inevitáveis "micos".

Fonte: Livraria Folha





Capa do livro Como entender o inglês faladoComo entender o inglês falado
Campus, 2005

"Como entender o inglês falado" lida com um dos maiores problemas de qualquer estudante de inglês - como entender o inglês falado em velocidade natural em filmes, músicas, conversas, apresentações, telefonemas, nos negócios e no turismo. O livro dá dicas para o leitor melhorar a sua compreensão através de uma análise das principais mudanças de pronúncia que afetam o idioma falado, bem como uma exposição das palavras e expressões usadas com frequência em conversas do dia a dia. O livro conta com diversos exemplos e exercícios gravados em dois CDs.

Fonte: Livraria Cultura.




Capa do livro Criatividade no ensino de inglês

Criatividade no ensino de inglês

Disal

"Criatividade no Ensino de Inglês", nas palavras de Antonieta Celani (PUC-SP), "não é apenas um resource book, como diz seu subtítulo. É muito mais. Além de um simples recurso no planejamento de atividade para o dia-a-dia da sala de aula, pode ser útil auxiliar em um programa de capacitação docente, pela gama de reflexões que suscita".






Capa do livro Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprenderCultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender
DP&A

Trata-se de um livro que se constitui como contribuição inegável para os campos da didática, do currículo e da formação de professores, dirigindo-se não apenas aos pesquisadores e professores dessas áreas, mas a todos os professores de uma forma geral e a todos aqueles que se preocupam com a qualidade de ensino e da formação de professores no Brasil.








Capa do livro Currículo, cultura e sociedadeCurrículo, cultura e sociedade
Cortez

O livro reúne textos de importantes pesquisadores, como Michael Apple, Henry Giroux e Peter Mclaren que tratam questões centrais sobre o tema do currículo. Os ensaios buscam servir de estímulo ao desenvolvimento de novas pesquisas na área. Este livro reúne ensaios e artigos que tratam de questões centrais sobre o tema do currículo. Pode-se dizer que a questão da seleção e a organização do conhecimento educacional - o currículo - está no centro mesmo da ação educacional.







Capa do livro Da fala para a escritaDa fala para a escrita

Este livro mostra que a relação entre a oralidade e a escrita se dá num contínuo fundado nos próprios gêneros textuais em que se manifesta o uso da língua no dia-a-dia. O princípio geral subjacente à obra é a visão não-dicotômica das relações entre a oralidade e a escrita. Com esta tese central, o autor supera os preconceitos sobre a oralidade e propõe uma nova visão do trabalho com a fala em sala de aula.








Capa do livro Educação de jovens e adultosEducação de jovens e adultos - novos leitores, novas leituras
Mercado das Letras

Teorizando sobre a oralidade e a cultura escrita, especialistas de diversas disciplinas vêm tentando compreender de que maneiras a linguagem constitui os seres humanos, delineando um conceito multidimensional de alfabetismo ou (letramento) que focaliza principalmente as práticas sociais em que a leitura e a escrita se realizam e que abarca não só sua aprendizagem inicial, mas diversos níveis e tipos de habilidades cognitiva.






Capa do livro Educação e diversidade cultural: um desafio da atualidadeEducação e diversidade cultural: um desafio da atualidade
Moderna

A educação vem se transformando ao longo da história. Nesse processo, as diferenças culturais são a marca produzida pela humanidade. Essas diferenças tornam-se um problema quando movimentos de integração tentam suprimi-las ou mantê-las sob controle. No início dos anos 90, por exemplo, começaram a ser organizados grupos na periferia das cidades, como a de São Paulo, que, inspirados pela ideologia neonazista, têm feito vítimas fatais entre os negros e os nordestinos. E mais uma vez a questão da diferença emerge no conjunto das preocupações de intelectuais e pesquisadores brasileiros, procurando causas e soluções para o problema da diversidade cultural.





Capa do livro Educação e poderEducação e poder
Artmed

Seu livro anterior, "Ideologia e currículo", é uma séria crítica tanto às teorias existentes sobre o currículo quanto às práticas curriculares adotadas nas escolas. Em "Educação e poder", Apple retoma essa crítica. Partindo de uma reflexão sobre seu próprio trabalho anterior e sobre as influentes teorias da reprodução cultural e social, ele refina e aperfeiçoa sua análise para introduzir elementos de contradição, resistência e oposição num quadro em que havia antes apenas reprodução, imposição e passividade. Além disso, chama a atenção para o importante papel que as escolas têm na produção do conhecimento, não apenas na sua distribuição. Apple vai também até o "outro lado do currículo oculto", o trabalho, para ver como funciona aquele local para o qual as escolas supostamente preparam e quais são as reais conexões entre os dois.




Capa do livro Elaboração de materiais para cursos de idiomas
Elaboração de materiais para cursos de idiomas

Artmed

Este livro se destina a todos os professores de idiomas, pois são responsáveis pela elaboração de materiais, no sentido de que freqüentemente tomam decisões sobre como selecioná-los e adaptá-los. Também decidem, diariamente, como utilizá-los na sala de aula e, às vezes, até mesmo desenvolvem seus próprios materiais para complementar, ou mesmo substituir, aqueles encontrados nos livros-texto adotados. Com o objetivo de auxiliar os professores a desenvolver materiais eficazes, este livro oferece orientação para a avaliação, adaptação e desenvolvimento de materiais para o ensino de idiomas.
Fonte: SBS



Capa do livro English Pronunciation for BraziliansEnglish Pronunciation for Brazilians
Disal

Indicado especialmente para brasileiros que desejam aprender a pronúncia correta do inglês, este livro contém inúmeros exercícios práticos com respostas, jogos e atividades divertidas. Através do uso dos símbolos fonéticos, ajuda não só a melhorar a pronúncia como também o entendimento do inglês falado. Contém um glossário e vem acompanhado de 3 CDs de áudio. Pode ser usado tanto na sala de aula como na autoaprendizagem.

Fonte: Disal Editora





Capa do livro Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idadesEnsinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades
Claraluz

Este livro articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e de aprender línguas estrangeiras nas diferentes fases da vida: na infância, na adolescência e a na fase adulta. Estão reunidos autores de variadas e renomadas Instituições possibilitando um trabalho plural, e, portanto, rico, na diversidade de focos e de olhares.








Capa do livro Ensino de língua inglesaEnsino de língua inglesa: reflexões e experiências
Pontes e UFMG

O leitor encontrará reflexões sobre questões culturais e ideológicas envolvidas no ensino de inglês e sobre o processo de ensino-aprendizagem, bem como sugestões de atividades para a sala de aula. A obra interessa a estudantes de cursos de licenciatura e a professores de língua inglesa que buscam uma constante atualização metodológica.








Capa do livro Escola, leitura e produção de textosEscola, leitura e produção de textos
Artes Médicas

"Escola, leitura e produção de textos" apresenta uma classificação simples e precisa dos textos que estão sendo produzidos na atualidade, estando articulada com uma proposta didática para que as crianças venham a ser boas leitoras e escrevam corretamente e com autonomia. As autoras propõem que se trabalhe de forma construtiva com os erros e que sejam criadas situações de contato, exploração e reflexão sobre a produção de textos que permitam aos alunos otimizar seu aprendizado, aproveitando ao máximo suas possibilidades.






Capa do livro Espaço para reflexão sobre ensino de línguasEspaço para reflexão sobre ensino de línguas
Eduem

A coletânea "Espaço para reflexão sobre ensino de línguas" possibilita novas discussões em torno das questões que norteiam a área do ensino de línguas, na expectativa de que as reflexões, que os autores realizaram na composição de seus capítulos, tornem-se alvo de questionamentos, reconstrução e negociação de novos significados em outros estudos sobre os aspectos do ensino de línguas, abrindo uma interlocução com aqueles que se interessam por estudos na área da Linguística Aplicada e afins.

Fonte: Página da editora



Capa do livro Estética da criação verbalEstética da criação verbal
Martins Fontes

A figura de Mikhail Bakhtin aparece hoje como uma das mais fascinantes e enigmáticas da cultura européia de meados do século XX. De fato, é possível distinguir, como o faz Todorov na introdução, vários Bakhtin: depois da crítica do formalismo vigente, o Bakhtin fenomenólogo, autor de um primeiro livro sobre a relação entre o autor e seu herói; o Bakhtin sociólogo e marxista do final dos anos vinte que aparece nos complexos Problemas da Poética de Dostoievski; o Bakhtin dos anos trinta, marcados pelo Rabelais e pelas grandes explorações culturais no campo das festas populares, do carnaval, da história do riso, e o Bakhtin "sintético" dos últimos escritos.
Os textos reunidos neste volume provêm de três momentos importantes dessa rica carreira e permitem compreendê-la melhor. Iniciam com os extratos da sua primeira grande obra, descrição fenomenológica do ato de criação

Fonte: Martins Fontes

Capa do livro Expressões idiomáticas

Expressões idiomáticas

Autêntica

No livro "Expressões idiomáticas", de Joseph P. Morgan, você encontra mais de 3.100 expressões idiomáticas rigorosamente atualizadas.







Capa do livro Expressões necessárias para falar inglêsExpressões necessárias para falar inglês
Autêntica

O livro "Expressões necessárias para falar inglês" aborda a importância das expressões idiomáticas em língua inglesa, como elementos essenciais da comunicação na língua. Segundo o texto de divulgação, "para falar bem o inglês, como falam aqueles que aprenderam a língua desde pequeninos, não bastam vocabulário amplo e conhecimentos da gramática e da pronúncia. Tornam-se indispensáveis conhecimentos das idiossincrasias da língua, dos coloquialismos e das expressões idiomáticas, das locuções, dos phrasal verbs e dos provérbios de uso corrente".

Fonte: Editora Autêntica




Capa do livro Formação de professores de línguasFormação de professores de línguas: gêneros textuais em práticas sociais
Unioeste, 2008

A coletânea “Formação de professores de línguas: gêneros textuais em práticas sociais” é uma publicação que reúne artigos produzidos em 2007. Os artigos resultam de discussões do grupo de estudos do projeto de pesquisa “Formação de professores de línguas: gêneros textuais em práticas sociais”. As produções foram feitas pelos colaboradores com a orientação da coordenadora do projeto. As produções deste projeto de pesquisa agregam colaboradores que são alunos da graduação em Letras (licenciatura Português/Inglês), alunas do mestrado e professores da rede Pública de Ensino e Privada.

Colaboração: Aparecida de Jesus Ferreira (Org.)



Capa do livro Formação de professores de línguasFormação "desformatada": práticas com professores de língua inglesa
Pontes, 2011

"Professores são formados? Formatados? "Desformatados"? Pode-se considerar que o término da graduação seja o início da vida profissional de pessoas que formam outras pessoas? Como assegurar que a habilidade de dar aulas foi adquirida? E o conhecimento dos conteúdos da disciplina que se vai lecionar - é possível ou desejável mensurar esse tipo de saber? Qual é sua natureza? Quais são as formas de conhecer fundamentais a um professor?" Questionamentos que provocam respostas - respostas contingentes, criativas, ancoradas na tradição, contraditórias, compartilhadas. Neste livro, uma comunidade de professores formadores de professores de inglês, surgida a partir do questionamento do trabalho de extensão universitária voltado para a formação continuada de professores de línguas - o Núcleo de Assessoria Pedagógica da Universidade Federal do Paraná (NAP-UFPR), vem compartilhar com o leitor respostas construídas a partir da crise e do dissenso. Língua e cultura, discurso ou estrutura, pedagogia e conhecimento de língua, formadores e formados, língua franca ou língua estrangeira, planejmaneto ou caos. A crise dos binarismos. Foi do seu enfrentamento que resultaram os artigos que compõem a primeira parte do livro e os textos de reflexão, na forma de entrevistas, apresentados na segunda parte. Respostas que são também provocações. (Divulgação)



Capa do livro Frankenstein

Frankenstein

IBEP

A clássica história de terror romântica narrada com emoção pelo capitão de um navio a caminho do Pólo Norte que encontra Victor Frankenstein, um estudante de ciências que criou um monstro.
Fonte: Livraria Curitiba





Capa do livro Gêneros orais e escritos na escolaGêneros orais e escritos na escola
Mercado das Letras

Trata-se da compilação de textos diversos de Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz e colaboradores sobre o ensino escolar de gêneros escritos e orais, na tentativa de concretizar um pouco mais, para os professores e formadores de professores, encaminhamentos ou procedimentos possíveis para o ensino de gêneros selecionados pelo projeto da escola ou da série/ciclo.








Capa do livro Gêneros textuaisGêneros textuais
Edusc

Estudos de vários autores que discutem como os textos devem ser descritos e explicados, evidenciando que neles e através deles os indivíduos produzem, reproduzem ou desafiam a realidade social na qual vivem e dentro da qual vão construindo sua própria narrativa pessoal.








Capa do livro Gêneros textuais e ensinoGêneros textuais e ensino
Lucerna

As discussões teóricas e as análises de gêneros incluídos neste livro trazem uma contribuição valiosa para o ensino e a formação do professor de língua. Os textos reunidos tornam acessíveis ao professor, ao aluno dos cursos de Pedagogia e de Letras, aos estudiosos da linguagem em geral, um conjunto de gêneros novos, relativamente desconhecidos, da mídia eletrônica, e um segundo conjunto de gêneros, melhor conhecidos, porém com uma roupagem nova - a dos suportes da mídia escrita ­- e, portanto, com novas funções em novas situações comunicativas.






Capa do livro GlobetrekkerGlobetrekker
Macmillan, 2010

A série Globetrekker pressupõe um trabalho intenso com vários gêneros textuais, inclusive textos de internet, o que possibilita a dinamização no trabalho com textos. Parte de uma perspectiva multicultural, e apresenta informações importantes de várias comunidades de fala inglesa no mundo, e não apenas o tradicional eixo EUA-Reino Unido. A série trabalha com o discurso a partir de unidades temáticas, o que confere coerência nos tópicos, que se relacionam mediante o planejamento do professor. Em poucos volumes, Globetrekker reúne várias possibilidades de trabalho, que podem ser adaptados conforme o perfil do grupo e as necessidades do professor. Apresenta ainda uma preocupação importante com a utilização prática da língua inglesa, valorizando sua função como instrumento de interação global entre os povos.





Capa do livro Graded exercises in EnglishGraded exercises in English - a new revised edition
Robert James Dixson, 2007

"Graded Exercises in English" é um livro clássico no ensino de inglês. Com uma abordagem clara e objetiva, apresenta a estrutura gramatical em três níveis: elementar, intermediário e avançado, o que possibilita o estudo do idioma em constante progressão e aperfeiçoamento.
A quantidade de exercícios sobre cada tópico tem uma dosagem adequada, e isso facilita a aprendizagem. No final, as respostas dos exercícios ajudam o estudante a checar seus conhecimentos. Um valioso instrumento para todos que desejam aperfeiçoar os seus conhecimentos da lingua inglesa.

Fonte: Fnac



Capa do livro Gramática de Uso da Língua InglesaGramática de Uso da Língua Inglesa
Campus, 2010

O livro Gramática de Uso da Língua Inglesa mostra que nem tudo em uma língua tem explicação na gramática normativa. Denilso de Lima apresenta ao leitor os tópicos gramaticais que ele considera mais complicados do inglês. O objetivo do autor é ensinar a gramática da língua inglesa como ela é usada no cotidiano.

Fonte: Fnac





Capa do livro Hipertexto e gêneros digitais
Hipertexto e gêneros digitais
Cortez

As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico­-cognitivas dos usuários do computador são apresentadas nos nove artigos desta obra. E como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela. Conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador são analisados nos diversos trabalhos. Esses estudos tornar­-se-ão cada vez mais necessários na atual conjuntura histórica, política e social, tendo em vista a avassaladora penetração da rede mundial de computadores. Certamente todos aqueles interessados por linguagem e atentos aos efeitos dessas inovações na vida cotidiana terão muito a ganhar com a leitura deste trabalho. Além de extensa bibliografia, a obra apresenta um glossário de termos sobre multimídia e gêneros digitais.


Capa do livro Indisciplina na escolaIndisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas

Esta obra apresenta múltiplas abordagens teóricas e possíveis encaminhamentos práticos para o problema da indisciplina na escola. Um panorama contemporâneo dos novos referenciais teóricos, além do pedagógico. Psicólogos, psicanalistas, sociólogos e pedagogos enfrentam a indisciplina com visão atualizada, propondo soluções criativas para a compreensão e o manejo do problema.








Capa do livro Internet and Teen LanguageInternet and Teen Language
Disal

Internet and Teen Language resume uma pesquisa feita com jovens norte-americanos pela Internet. Ensina a se expressar rapidamente, usando acrônimos e abreviações em uma conversa instantânea pelo MSN, e mostra as expressões mais usadas por meninas e meninos norte-americanos. O livro traz exercícios.

Fonte: Disal Editora





Capa do livro Jane EyreJane Eyre
Penguin, 2008

Jane Eyre sempre foi só no mundo. Mas quando ela encontra emprego como governanta em Thornfield Hall, sua vida começa a mudar - para melhor. Porém, que serão aqueles estranhos sons na noite: E qual será o terrível e obscuro segredo do Sr. Rochester? Seu sentimento pelo Sr. Rochester passa a crescer. Será que ela encontrará o amor?

Fonte: Fnac






Capa do livro Leitura - perspectivas interdisciplinaresLeitura - perspectivas interdisciplinares
Ática

O fenômeno da leitura, por sua complexidade, deve ser estudado numa perspectiva interdisciplinar, integrando as diferentes ciências da linguagem e da comunicação. Este livro pretende oferecer a reflexão proposta sobre práticas pedagógicas, tendo em vista o encaminhamento da leitura em sala de aula.







Capa do livro Leitura em língua inglesa: uma abordagem instrumentalLeitura em língua inglesa: uma abordagem instrumental
Disal

Com estratégias objetivas que auxiliam na construção do sentido do texto e atividades práticas, o livro é recomendado tanto à comunidade acadêmica em geral como a qualquer pessoa que queira desenvolver a habilidade de leitura em língua inglesa.

Fonte: Disal Editora






Capa do livro Ler e compreender: os sentidos do textoLer e compreender: os sentidos do texto
Contexto

Escrito, principalmente, para professores do ensino fundamental e médio, Ler e compreender simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore Koch. A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias, com o fim de preencher as lacunas e participar, de forma ativa, da construção do sentido. Dessa forma, autor e leitor devem ser vistos como estrategistas na interação pela linguagem. O objetivo deste livro é, portanto, apresentar, de forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor.



Capa do livro Língua Estrangeira para crianças:Ensino-Aprendizagem e Formação DocenteLíngua estrangeira para crianças: ensino-aprendizagem e formação docente
Pontes

Na coletânea Língua estrangeira para crianças: Ensino-aprendizagem e formação docente, os autores encontram a oportunidade de somar esforços para apresentar a pesquisadores, docentes e gestores da área de linguagem e ensino de línguas temas e discussões essenciais à disseminação e fortalecimento do campo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças (LEC).

Fonte: Pontes



Capa do livro Literatura e ensino
Literatura e ensino

EDUFal, 2008

Os ensaios que integram esse volume propõem-se a promover uma reflexão cuidadosa sobre a relação entre a Literatura e o seu ensino, sob uma perspectiva cultural. Destaque: Capítulo "Atitudes, latitudes, interlúdios, altitudes: reflexões sobre a tradução e o ensino de inglês como língua estrangeira", de Ildney Cavalcanti.

Fonte: EDUFal






Capa do livro Lost in the Woods

Lost in the Woods

Cambridge

David, Pete e Frank são três amigos inseparáveis. Certo dia, um deles resolve viver uma aventura na floresta do Camp Coby. Seus pais dizem a eles que não façam isso, mas eles não lhes dão ouvidos. A aventura se transforma num desafio periogoso quando eles se veem perdidos. Por fim, eles aprendem a importância da confiança e da verdade.





Capa do livro Movie Takes: a magia do cinema na sala de aulaMovie Takes: a magia do cinema na sala de aula
Aymará

A obra aborda o cinema como elemento de reflexão nas aulas, principalmente de Língua Inglesa, e convida professores e alunos a aliarem o prazer e o fascínio do cinema à educação. O livro propõe novos pontos de vista e de escuta no trabalho com o cinema (...) fornece embasamento teórico para a leitura de textos fílmicos e sugere atividades a serem realizadas antes, durante e após a apresentação de filmes inseridos em seis eixos temáticos.

Fonte: Divulgação




Capa do livro Mundialização e culturaMundialização e cultura
Brasiliense

Na virada do século, percebemo-nos "cidadãos do mundo" - não no antigo sentido, de pessoas viajadas, mas sim das que compartilham um mesmo cotidiano. Marlboro, Disney, fast-food, lojas, chocolates, computadores invadem nossas vidas, nos constrangem ou nos libertam, fazem parte da mobília do dia-a-dia. Esta é uma reflexão sobre a mundialização da cultura e a inevitável reorientação das sociedades atuais.






Capa do livro Na sala de aulaNa sala de aula
Ática

Escolher o que é mais relevante para a análise do poema, o ritmo, o vocabulário, a biografia etc; apontar os elementos que o estruturam, e, por fim, interpretá-lo em seu todo; eis aí a lição que desprende-se das páginas deste livro.








Capa do livro O currículo: uma reflexão sobre a práticaO currículo: uma reflexão sobre a prática
Artmed

A obra apresenta uma descrição reflexiva dos processos por meio dos quais o currículo se transforma em prática pedagógica contextualizada.









Capa do livro O ensino de línguas para a comunicaçãoO ensino de línguas para a comunicação
Pontes

Quando se adota uma abordagem comunicativa para o ensino de línguas, sempre parece haver partes soltas de um tipo ou de outro: inconsistências, pressupostos não verificados, dificuldades não resolvidas. Este livro é uma tentativa aclarar certas questões, pensando detidamente sobre elas.







Capa do livro O ensino do inglês como língua estrangeira: estudos e reflexõesO ensino do inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões
Unijuí

Publicação de 13 artigos escritos por professores experientes e engajados no ideal de um ensino de línguas qualificado e em constante evolução.









Capa do livro O gato preto e outros contosO gato preto e outros contos
Hedra

Este volume (em português) de uma série da Editora Hedra traz sete contos do escritor estadunidense Edgar Allan Poe, leitura indispensável para professores e estudantes da literatura em língua inglesa.
Contos:
O barril de Amontillado
O gato preto
O baile da morte vermelha
O retrato oval
O demônio da obstinação
Descida ao Maelström
A queda da casa de Usher


Capa do livro O interacionismo sociodiscursivoO interacionismo sociodiscursivo
Mercado das Letras

O conjunto de artigos apresentados neste livro reflete a influência produtiva que a teoria do interacionismo sociodiscursivo (ISD) tem exercido nos últimos dez anos nas pesquisas brasileiras, e também portuguesas, da área da linguística e da linguística aplicada. Assumindo esse quadro teórico, vários pesquisadores têm buscado compreender o agir humano que se (re)configura nos textos e, em particular, o agir implicado no trabalho do professor. Outros se voltam para a análise de textos, com os mais diversos objetivos: para compreender o funcionamento dos diferentes níveis da textualidade e de suas relações com o contexto, com os gêneros e com o desenvolvimento humano, para elaborar e avaliar materiais didáticos, para analisar e avaliar experiências didáticas, para formar professores. [...] O livro está organizado em três partes. A primeira retoma questões epistemológicas centrais e avança para conceitualizações do agir e do trabalho docente. A segunda revela debates possíveis sobre questões que a teoria vem desenvolvendo, como é o caso do estatuto que dá aos tipos discursivos e aos gêneros de texto, assim como ao contexto do agir. A última parte apresenta questões metodológicas. Lança­-se, então, para a práxis ou sua análise, incluindo propostas e procedimentos de análise do agir docente, possibilidades de transposição didática e de inter­-relação com o universo tecnológico.

Fonte: Mercado das Letras


Capa do livro O jogo discursivo na aula de leituraO jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira
Pontes

As pesquisas em linguística aplicada se voltam para a sala de aula, penetrando na intimidade do que acontece dentro das quatro paredes, lugar onde só era permitida a presença efetiva de alunos e professores ou, por vezes, de um supervisor: as pesquisas se voltam, hoje, efetivamente para os sujeitos da sala de aula: professores, alunos, a relação entre uns e outros, bem como a relação entre eles e o material didático.

Fonte: Livrarias Siciliano





Capa do livro O jogo do contrário em avaliaçãoO jogo do contrário em avaliação
Mediação

Este livro trata especialmente de uma prática inclusiva de avaliação em seu sentido mais pleno, ou seja, de acompanhar e respeitar aluno por aluno em suas diferenças individuais para promover oportunidades dignas de aprendizagem a todos, da educação infantil à universidade. Na primeira parte do livro, a autora retoma e aprofunda os princípios pedagógicos que precisam ser respeitados para uma prática avaliativa desta natureza. Na segunda parte orienta os educadores sobre como desenvolver os três tempos da avaliação: tempo de admiração/observação do aluno, tempo de reflexão sobre suas aprendizagens e tempo de reconstrução das práticas avaliativas. Jussara ilustra o livro com casos reais de avaliação em escolas públicas e particulares.




Capa do livro Open File: in Search of an Ideal Teaching Performance
Open File: in Search of an Ideal Teaching Performance

Senac SP

Open file significa arquivo aberto e traz uma proposta inédita de autoavaliação para o professor de língua inglesa. Em tom de conversa e de forma prática e objetiva, a autora discute os principais problemas do professor em sala de aula, desde o planejamento de uma aula eficiente e agradável até aspectos de tecnologia de ponta no ensino do inglês.

Fonte: Editora Senac




Capa do livro O professor de língua estrangeira em formaçãoO professor de língua estrangeira em formação
Pontes

Primeira publicação brasileira contendo somente trabalhos sobre a formação de professores de línguas.

Fonte: Pontes Editores







Capa do livro O professor de línguas estrangeirasO professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão
Educat

O livro parte da ideia básica de que para se fazer um professor de línguas estrangeiras é necessário ter uma teoria (base de conhecimento profissional), fazer uma prática, conduzir uma pesquisa e por último, desenvolver uma política de atuação. O conhecimento da teoria mostra a importância da atualização para a emancipação do professor.







Capa do livro O retrato de Dorian Gray
O retrato de Dorian Gray


Dorian Gray é um rapaz belíssimo da alta sociedade. Ele posa para um amigo que é pintor: Basil Hallward. O retrato fica belíssimo e ao vê-lo Dorian exprime o desejo de que o quadro pudesse envelhecer e ele continuar eternamente com seu rosto jovem. Mal sabe ele que seu desejo é atendido e que sua vida sofrerá muitas mudanças.

Fonte: Valéria Alves.
Comercialização: SBS




Capa do livro O texto e a construção dos sentidosO texto e a construção dos sentidos
Contexto

Ingedore G. Villaça Koch estuda as atividades discursivas e suas marcas na materialidade linguística. Aborda também questões gerais relativas à produção do sentido comuns às modalidades escrita e falada e ainda se detém no estudo da construção dos sentidos no texto falado.








Capa do livro O verbo inglês
O verbo inglês

Ática, 2006

O livro "O verbo inglês" descreve os tempos verbais ingleses, sua forma e seu emprego e apresenta uma série de exercícios práticos.

Fonte: Ática






Capa do livro On the beach
On the beach

Penguin, 1957

Houve uma guerra nuclear, e agora as pessoas estão tentando rumar para o sul. A história se passa na Austrália, o único lugar onde ainda parece existir vida humana. A vida muda completamente, porque todos os valores antigos no que se refere a modos de produção e consumo, guerra, família, prazeres, é transformado diante da certeza de que a morte chegará, cedo ou tarde. O que poderá acontecer?






Capa do livro Pedagogia da autonomia
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa

Cortez

Neste livro as leitoras e os leitores encontrarão a necessária Pedagogia da Autonomia. Autonomia que faz da própria natureza educativa. Sem ela não há ensino, nem aprendizagem.








Capa do livro Pedagogia da indignaçãoPedagogia da indignação
Unesp

A pedagogia radical de Paulo Freire aponta o caminho com extraordinária lucidez e coragem, ao fazer do ato educacional um processo dialético no qual o educando constrói o conhecimento a partir do contexto, fundindo aprendizagem e experiência social numa aventura de aquisição da liberdade.






Capa do livro Perspectivas educacionais e ensino de línguas Perspectivas educacionais e ensino de línguas
Eduel

A obra combina pesquisas sobre o ensino de línguas e temáticas particulares com visão abrangente: formação de professores, interação em sala de aula, discursos em circulação, políticas linguísticas, atividades didáticas, e crenças/saberes docentes. Sua leitura, fundamental para especialistas, é indicada também a um público mais amplo, voltado ao entendimento das questões de linguagem nas relações de ensino-aprendizagem..

Fonte: Eduel








Capa do livro PoemasPoemas
Hedra

Organizado e traduzido por Péricles Eugênio Ramos, este volume traz poemas (em português e inglês) de Lord Byron, "mad, bad and dangerous to know", nas palavras de Lady Caroline Lamb. Você encontra mais informações sobre o autor no Em Foco Literatura em Língua Inglesa.








Capa do livro Por que assim e não assadoPor que assim e não assado?
Hedra

Este é o segundo livro do prof. Denilso. Muito bom para quem quer aprender a combinar palavras de forma correta. Com muitos exemplos e exercícios, o autor explica detalhadamente sobre o tema collocations.

Fonte: Blog English Experts.






Capa do livro Por que ler os clássicos?Por que ler os clássicos?
Companhia das Letras

Em verdadeiro trabalho amoroso de ourivesaria, Calvino desentranha as diversas facetas do que seja um clássico, para depois iluminar com uma leitura penetrante seus próprios clássicos, ou seja, alguns dos autores mais importantes da tradição literária e intelectual do Ocidente.








Capa do livro Prática de ensino de língua estrangeiraPrática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões
Pontes

Esta coletânea tem por objetivo trazer algumas experiências e reflexões sobre questões que normalmente afligem os docentes iniciantes na disciplina de Prática de Ensino de Língua Estrangeira, ao planejarem e implementarem seus cursos, quais sejam: a dosagem entre procedimentos de treinamento e desenvolvimento; o lugar do componente teórico no programa de ensino; a questão dos estágios, entre outros.




Capa do livro Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículoPráticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo
Mediação

Estão reunidos, nesta obra, cinco princípios essenciais da avaliação, no sentido da efetiva promoção da aprendizagem, de uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Estabelecendo relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos de aprendizagem, a autora desenvolve questões sempre polêmicas nas escolas: a análise de tarefas avaliativas, o papel dos professores como mediadores em vários momentos de sala de aula, estudos de recuperação, a elaboração de testes, os registros de avaliação e outras.





Capa do livro Preposições e partículas adverbiais em inglêsPreposições e partículas adverbiais em inglês
Disal
No quadro A as preposições são apresentadas uma a uma, com explicações sobre seu uso. No quadro B são apresentadas situações e indicadas as preposições que devem ser utilizadas em cada caso. Com explicações acompanhadas de exemplos com tradução e inúmeros exercícios com respostas.

Fonte: Disal Editora







Capa do livro Produção textual, análise de gêneros e compreensãoProdução textual, análise de gêneros e compreensão
Parábola Editorial

Este trabalho contém a quarta versão dos materiais para o curso de Linguística 03 ministrado na graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre de 2005. Constam aqui estudos muitas vezes inacabados e ideias preliminares. Os temas estão distribuídos em três partes com tópicos interligados, a saber: (i) Produção textual com ênfase na linguística de texto de base cognitiva (ii) Análise socio­interativa de gêneros textuais no contínuo fala­-escrita (iii) Processos de compreensão textual e produção de sentido. As noções de língua, texto, gênero, compreensão e sentido, bem como o enfoque geral da abordagem, situam-­se na perspectiva da visão sociointeracionista da língua.

Fonte: Parábola


Capa do livro Project Work
Project Work - SBS Photocopiable Colletion

SBS

O livro Project Work, editado pela SBS, oferece a professores 18 atividades envolvendo assuntos direcionados a adolescentes. Cada projeto exige que o estudante pratique as quatro habilidades de forma integrada. Além disso, o aluno ainda aprende ou revisa tópicos essenciais de vocabulário e gramática relacionados a cada projeto.

Fonte: SBS Editora





Capa do livro Que (e como) é necessário aprender
Que (e como) é necessário aprender?

Papirus

Esse trabalho apresenta um retrato do estado atual do ensino na América Latina, contrastando experiências e sintetizando questionamentos comuns.









Capa do livro Questões sobre questões de leitura
Questões sobre questões de leitura

Átomo / Alínea

Resultado de uma pesquisa sobre a dificuldade dos docentes em elaborar questões objetivas e claras e sobre a fragilidade de leitura por parte dos leitores.









Capa do livro Robin HoodRobin Hood - The silver arrow and the slaves
Lynda Edwards, 2008

Robin Hood e seus homens vivem na Floresta de Sherwood. Eles lutam pelo povo de Nottingham contra seu temível governante, o xerife. Quando este começa a comprar escravos para trabalhar em sua mina, Robin e seus homens decidem fazê-lo parar. Será que Robin conseguirá interromper os planos do xerife?
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