Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Katrina No. Su verdadero nombre es otro

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Nome da Autora: Jaqueline Inês Koloda Moletta
Instituição: Escola Estadual Semíramis B. Braga
Município / Estado: Pinhais / Paraná
Conteúdo: Práticas da leitura, oralidade e escrita
Série: 8ª série
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Resumo/Relato

A ideia deste trabalho nasceu em 2005, quando estava indo para a escola e ouvi uma notícia sobre o furacão Katrina. Não sei se vocês lembram, mas 2005 foi um ano no qual ocorreram muitos furacões na costa dos Estados Unidos.

Pois bem, todas as notícias que eu ouvia faziam menção aos furacões com substantivos femininos: Katrina, Rita, Ofélia, Wilma.... então, pensei: é a fúria feminina se manifestando... só pode ser um homem que está escolhendo os nomes dos furacões... e deve ter uma mulher muito brava.

Mas, deixando de lado a brincadeira, ficou aquela dúvida: como é escolhido o nome de um furacão? Que critérios são utilizados? E por que os nomes dos furacões são sempre nomes de mulheres?

Minha primeira aula naquele dia era em uma 8ª série. Logo após entrar em sala, contei sobre a notícia que tinha ouvido e o que pensava sobre a escolha dos nomes. Gosto de jogar polêmicas em sala para que os alunos despertem, principalmente depois do almoço, como era o caso. De fato, causei certa agitação na sala ao colocar a culpa da escolha dos nomes em um homem. Mas como eu imaginei, apesar de alguns arriscarem um palpite sobre como eram nomeados tais fenômenos, ninguém sabia a resposta ao certo. Então lancei o desafio para que todos fossem buscar a resposta.

Ao chegar em casa fui pesquisar na internet as informações que precisava. Encontrei um áudio intitulado Katrina que não me ajudou a esclarecer as dúvidas, no entanto, além da gravação ser muito boa, trazia outros questionamentos sobre a formação dos furacões, a tragédia ocasionada pela passagem do Katrina no Golfo do México e a política estado-estadunidense.

Trabalhei com os alunos primeiramente a compreensão auditiva, logo em seguida fizemos uma leitura crítica do texto e realizamos alguns exercícios de escrita, inclusive a elaboração de pequenos textos de opinião. A partir desse texto inicial outros foram surgindo e o trabalho foi finalizado com a elaboração de um Folhas (n. 3304).

Recursos utilizados
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