Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Ocean currents

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Plano de aula multinível

(Publicado em 22/2/2010)
Adalnice Passos Lima
adalnice@seed.pr.gov.br

Tema: Lixo nos oceanos e degradação da natureza


Este plano de aula pode ser utilizado para grupos de alunos de diversos níveis de proficiência na língua ou por professores que desejam usar o mesmo plano de aula para iniciantes e não iniciantes, além de gastar menos tempo na organização de materiais didáticos.

Para o uso com diversos níveis, os estudantes mais avançados podem fazer todos os exercícios, enquanto os outros se concentram nas atividades mais simples, de acordo com seu ritmo. A segunda situação permite ao professor usar o mesmo material com diferentes propostas de ensino de línguas.

Nível do aluno: iniciantes/não iniciantes.


Objetivos educativos:

Mostrar aos estudantes que o lixo – principalmente os dejetos não biodegradáveis – é um problema mundial, que afeta pessoas em esfera global. Ajudar os estudantes a compreender que, como um problema global, a poluição causada pelo lixo é uma responsabilidade de todos, e que temos o dever de fazer algo para reduzi-la.
Resolver problemas.
Aperfeiçoar a leitura visual.


Objetivos linguísticos:

Extrair informações de pequenos textos.
Extrair informações de mapas e transmiti-las em inglês.
Responder oralmente questões a partir de imagens e textos escritos.
Expressar ideias em diferentes tecnologias de informação e comunicação.


1ª atividade

Pré-requisito: já ter estudado correntes marítimas (disciplina de Geografia).
Acessar o sítio do Green Peace e executar a simulação intitulada “Pacific Trash Vortex”
http://www.greenpeace.org/international/news/trashing-our-oceans/ocean_pollution_animation

Para avaliar a compreensão dos estudantes, depois de apresentar a situação, o professor pode propor questões como:
Após 6 anos, o lixo permanece próximo da costa? (Para os iniciantes, perguntas do tipo Sim/Não)
Após 2 anos, o lixo permanece próximo da costa ou em alto-mar? (Para iniciantes, questões que permitem alternativas)
Onde se encontra o lixo depois de 6 meses? (não iniciantes)
Por quanto tempo o lixo fica próximo à costa? (não iniciantes)
Quanto tempo leva para as correntes marítimas formarem ilhas de lixo no fundo dos oceanos? (não iniciantes)
Por que o lixo não permanece no mesmo lugar quando jogado no mar? (não iniciantes)
Dê as rotas do lixo no Oceano Pacífico. (não iniciantes)

Expressões que podem ser usadas nas respostas: “near the coast” (próximo à costa), “spread all over the ocean” (se espalha/m pelo oceano), “going to somewhere between Japan and USA” (vão para algum lugar entre o Japão e os EUA), “not far from the coast” (não longe da costa),“not too far from the coast” (não muito longe da costa), “at he bottom of the sea” (no fundo do mar) ...



2ª atividade

Após ler o texto no final da simulação, peça aos alunos que expliquem quais mudanças, na água do mar, são causadas pelo lixo.

Iniciantes: alunos podem responder em português e o professor escreve as ideias dos alunos em inglês.

Não iniciantes: os alunos tentam escrever sozinhos, com a ajuda do professor.


3ª atividade

Resolução de problema: depois de saber o que está acontecendo no Oceano Pacífico, responda à seguinte questão:

O que acontece com o lixo jogado no Sul do Oceano Atlântico?

Se os alunos não souberem a resposta para esta pergunta, por não se lembrarem do que aprenderam sobre correntes marítimas, peça que leiam o texto abaixo, para extrair a informação de que necessitam.

“Em todo o planeta, existem várias correntes marítimas. Uma corrente é como um grande rio que corre dentro do oceano, de um lugar para outro. Essas correntes são causadas por diferenças de temperatura, diferenças de salinidade, e também pelo vento. Elas são responsáveis por um grande número de movimentos na água dos oceanos. As correntes do Norte do Equador viram à direita, e ao Sul do Equador, elas dobram para a esquerda.”
http://www.kidsgeo.com/geography-for-kids/0145-ocean-currents.php
http://www.mos.org/oceans/motion/currents.html

Para verificar quanto compreenderam das informações presentes no texto, o professor pode fazer as seguintes perguntas:
Você consegue explicar o que é uma corrente?
Quais são as causas das correntes?
Em que direção fluem as correntes do Atlântico Sul?

Ainda não é o suficiente? Forneça aos alunos o seguinte mapa:

Correntes marítimas


http://www.unicamp.br/fea/ortega/eco/iuri10a.htm

4ª atividade


Assinale, no mapa a seguir, onde podemos encontrar o lixo que o Brasil e os países da África lançam no Oceano Atlântico. Não se esqueça de levar em conta as informações que você obteve no texto e no mapa anteriores.

5ª atividade

Iniciantes
A foto a seguir é uma propaganda antipoluição, produzida pelo Green Peace. Nela está escrito “Hard to breath” (difícil de respirar). Faça uma lista de coisas (relacionadas a dejetos) que você pode fazer para preservar nosso planeta.

http://flipn7.deviantart.com/art/GreenPeace-Anti-Pollution-Ad-104733690

Não iniciantes
Peça aos alunos que apresentem o que aprenderam sobre o lixo no Oceano Atlântico. Eles podem escolher as tecnologias que mais lhe agradam: rádio, filme, texto escrito ou imagens.

Curitiba, fev. 2010
Material em português


Material em inglês
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