Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Informativos

10/04/2014

Edição 68/2014

Informativo
Dicas de recursos

Olá, novamente, colegas de Língua Estrangeira!

Desde o início de março, estamos fazendo uma grande consulta junto a vocês, para de saber de suas impressões e interesses, a fim de sermos cada vez mais úteis para os colegas que estão na sala de aula. Agradecemos imensamente pelo retorno de centenas de colegas. Vamos às dicas para a língua que você ensina.
  • Alemão - A sessão "Zeitungen und Magazine" traz vários jornais e revistas de diversas naturezas. Sugerimos que você explore os textos originais desses veículos de comunicação, observando como cada revista ou jornal aborda um tema determinado. Sugerimos também que você acesse a sequência de aula "Vozes sociais em textos de revistas on-line em inglês", que mostra como é possível trabalhar a área conhecida como "Sobre nós" (Über uns).
  • Espanhol - "Práticas realizadas" lista relatos de práticas pedagógicas enviados por professores de diversas regiões do Brasil. Essa lista faz parte da sessão Sala de aula, que é um espaço para compartilhamento de experiências. Você também pode participar contando sobre atividades interessantes que você tenha feito em sala de aula, ou que possam ser desenvolvidas. Para isso, basta seguir as instruções no conteúdo correspondente.
  • Francês - O trabalho com qualquer língua exige uma adaptação especial quando se trata de modalidades como EJA. Sugerimos que você acesse a sessão Gêneros textuais, com uma coletânea especialmente pesquisada de textos em francês, de diversos gêneros. Esses textos podem ser visualizados no laboratório e/ou impressos, a fim de envolver ainda mais seus alunos, numa atividade dinâmica e enriquecedora.
  • Inglês - O que pode dizer uma página oficial de um governo? A princípio nada, mas se observarmos quais assuntos ela destaca e que imagens e cores são utilizadas, certamente isso começará a dizer algo sobre como pensam seus chefes de estado. Acesse a sessão Mergulhando nas culturas e confira o conteúdo "Países onde o inglês é a língua oficial". Em poucos minutos de leitura, certamente surgirão muitas ideias.
  • Italiano - Todos os meses sempre há muito o que trabalhar sobre a literatura produzida em língua italiana. Que tal programar-se para trabalhar sempre um dos nomes da literatura a cada mês? Para isso, confira a sessão Efemérides literárias, e surpreenda seus alunos com muitas novidades.
  • Japonês - Há pouco tempo, divulgamos a oportunidade de uma inesquecível viagem ao Japão, oferecida pela Fundação Japão para alunos de destaque. As oportunidades vêm e vão muito rapidamente. Fique atento às nossas notícias, informativos, tuítes e também à sessão Intercâmbios e bolsas!
  • Mandarim - Centros culturais, cursos on-line, embaixadas, sites do governo chinês - isso e muito mais você encontra na sessão Links interessantes. Entre as várias opções de links, sugerimos o do Instituto Confúcio na Unesp.
  • Polonês - Confira o vídeo e a letra da canção "Sto lat", equivalente ao nosso "Parabéns a você". Quais as principais semelhanças e diferenças entre a letra de "Sto lat" e a versão de Bertha Celeste? Converse sobre isso com seus alunos e proponha que eles componham uma letra em polonês para o "parabéns" brasileiro.
  • Ucraniano - Confira o texto em ucraniano sobre a poetisa Helena Kolody (Олена Колодій), da revista "Our Life", da Liga Nacional Feminina Ucraniana dos Estados Unidos. Analise com seus alunos sobre qual a postura da revista sobre a escritora paranaense. Compartilhe conosco sobre essa experiência!
Observações:
1. Continue sugerindo a outros colegas que também se inscrevam para receberem diretamente este e outros informativos.
2. Siga-nos no Twitter e sabia das notícias assim que elas são publicadas.

Estamos à sua disposição!

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.