Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Habla América

O objetivo desta seção é disponibilizar mais um recurso pedagógico para os professores: o programa Habla América. Produzido em parceria pela TV Paulo Freire e a rede Telesur, o programa tem por objetivo apoiar os alunos da rede pública estadual no aprendizado da Língua Espanhola. Para baixar o vídeo clique na imagem correspondente ao programa desejado.

Captura de tela da introdução do Programa Habla AmericaIntrodução geral do programa Habla América
Conhecer um pouco da história, cultura e costume dos nossos países vizinhos por meio da língua espanhola - esta é a proposta do Habla America, uma série de 15 programas produzidos pela TV Paulo Freire em parceria com a TV Telesur. Os programs conduzem o telespectador pela rota feita por dois grandes homens - Simón Bolívar e San Martín, responsáveis pelo processo de libertação da maioria dos países latino-americanos do domínio espanhol.

Captura de tela Habla America 1 Programa 1 - Venezuela

Início da trajetória de Simón Bolívar e San Martín na luta pela libertação do domínio espanhol - La Identidad: Simón Bolívar - Apellido: sobrenome - Pronomes de tratamento - Verbos: chamar, ser – Quadro La Parada: Cuatro, instrumento típico venezuelano. Poema Ustedes e Nosotros de Mario Benedetti.

Captura de tela Habla America 2Programa 2 – Venezuela

Vídeo que trata sobre os nomes das capitais e sobre adjetivos pátrios - La Identidad: arte popular venezuelana. Traz, também, informações sobre o verbo estar e trabalhar e sobre os adjetivos demonstrativos e pronomes interrogativos.



Captura de tela Habla America 3Programa 3 – Venezuela

O vídeo traz informações sobre a cidade de Maracaibo - definição do nome, história e identidade; quadro La Identidad - festas religiosas e culturais do calendário venezuelano; artigos determinados e indeterminados; plural dos substantivos e adjetivos; números de onze a vinte; e verbo: viver. Traz, também, entrevista com Omar Calzadilla, diretor nacional de educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Venezuela.

Captura de tela Habla America 4Programa 4 – Colômbia

O vídeo traz informações sobre o manifesto de Cartagena e analisa o quadro de Fernando Botero. Esclarece dúvidas sobre o uso de preposições de lugar, meios de transporte, estabelecimentos, a lém de explicações sobre o verbo comer.



Captura de tela Habla America 5Programa 5 – Colômbia

O vídeo trata sobre o Quadro La Identidad, a festa Tradicional da Colômbia "Festival Nacional del Porro de San Pelayo". Traz informações sobre horas, verbos, ambientes de uma casa e números.

Recomendar esta página via e-mail: